DevOps Qlik

DevOps Qlik

Adoção de uma cultura DevOps está cada vez mais em pauta das grandes empresas. Essa cultura possibilita o desenvolvimento e entrega de software seja, cada vez mais, flexível, ágil e com maior qualidade.

DevOps pode ser a chave para seu time de desenvolvimento Qlik consiga entregar os resultados e análises esperadas pela companhia e com alta qualidade no software.

Entregas contínuas, automação, comunicação e transparências são chaves para fornecer as aplicações que sua empresa precisa. E essas são os fatores chaves para a cultura DevOps.

Saiba mais sobre DevOps Qlik!

DevOps Qlik

A junção de parte dos vocábulos "desenvolvimento" (development) e "operações" (operations) deu origem ao termo DevOps. 

Ele se refere a um conjunto de práticas para integrar desenvolvedores de softwares e profissionais de operações de Tecnologia da Informação (TI).

Sem uma forte parceria entre desenvolvedores (dev) e operações (ops), empresas não conseguirão, de forma efetiva, entregar aplicações que direcionam negócios digitais com a flexibilidade e intensidade que eles precisam.

O DevOps privilegia a automação de processos e o monitoramento de todas as etapas da construção de softwares. 

Uma premissa técnica fundamental para adoção da cultura DevOps é a promoção de ambientes de entrega e integração contínua (Continuous Integration - CI/ Continuous Delivery - CD).

DevOps Qlik

Qlik Deployment Framework

O Qlik Deployment Framework buca ser uma caixa de ferramentas para o programador que vai além do que é oferecido pela linguagem. Ele aborda um conjunto de processos, guidelines e bibliotecas que auxiliam o desenvolvedor Qlik nas mais diversas atividades do dia-a-dia. 

Com o Qlik Deployment Framework o desenvolvedor tem muito mais clareza do padrão de desenvolvimento a ser adotado promovendo efetividade e eficiência para QlikView e Qlik Sense. Alguns benefícios:  

  1. Compartilhamento de recursos
  2. Reutilização de código
  3. Organização
  4. Estruturas e Padrões
  5. Integração com Controle de Versões

Com o QDF é possível integrar outras soluções no processo de desenvolvimento e isso é extremamente poderoso. Seguindo alguns guidelines do Qlik Deployment Framework é possível incluir o GIT como seu sistema de gerenciamento de software.

Também a adoção de um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) e o desenvolvimento em scripts é extremamente recomendado.

 

Git e Visual Studio Code

Qlik Deployment Framework

Versionamento de Software

Um sistema de controle de versões, tem a finalidade de gerenciar e controlar todas as mudanças feitas no software, assim como ter um histórico das diferentes versões do software e a possibilidade de resgatar cada versão.

O Git é uma das tecnologias mais utilizadas para versionamento de software e com o QDF, ele se torna totalmente compatível com desenvolvimento em Qlik.

Git e Qlik permitem que todas as mudanças sejam rastreadas, controladas e gerenciadas. Além da possibilidade de reverter mudanças. Mais benefícios:

  1. Controle do histórico
  2. Trabalho em equipe
  3. Marcação e resgate de versões estáveis
  4. Ramificação de projeto
  5. Rastreabilidade

Também existem diversas outras ferramentas que auxiliam o controle mais efeciente do software quando a tecnologia de versionamenot é o Git. Podemos listamos algumas como SourceTree, Gitkraken e outras para visibilidade. Também Github, Gitlab, Bitbucket e outras para gerenciamento do repositório.

Com o GIT e VS Code, é possível rastrear todas as mudanças feitas no código. Além da possibilidade de publicar ou retroceder uma determinada mudança

 

Code tracking

Versionamento de Software

Code Review

DevOps trouxe e maximizou uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de software que é o Code Review. Em potugues, revisão do código.

Essa etapa, durante o processo de desenvolvimento, visa maximizar a colaboração dos Líderes técnicos com sua equipe de modo que o código que está sendo entregue esteja utilizando de boas práticas e ótimas lógicas de programação.

Code Review é uma forma de criar um ambiente de colaboração entre os desenvolvedores mais experientes com os desenvolvedores pleno e junior. Essa etapa é feita através da criação de Merge Request ou Pull Request.

Code Review

CI/CD

O processo de integração contínua permite que sejam integradas frequentemente mudanças em desenvolvimento ao código em produção sem a necessidade de intervenções. Deste modo, o trabalho em conjunto prossegue de modo contínuo.

CI (Continuous Integration)  / CD (Continuous Delivery) tem um foco em ser totalmente em automatizado. Ter processos efecientes de CI/CD que garantem que o código desenvolvimento seja entregue com qualidade em produção.

Etapas de CI/CD são executadas ao longo do desenvolvimento, como testes, security scan, busca por otimizações, e outros e assim, qualquer erro é conhecido com antecedência e corrigido pelo desenvolvedor antes de entrar em produção.

 

Pipeline CI / CD

CI/CD

Monitoramento

DevOps consiste também em monitorar toda a etapa de desenvolvimento e a própria utilização do produto.

Todo o resultado do monitoramento é revertido em melhoria contínua, tanto do framework, processo e produto.

O próprio Qlik Deployment Framework já vem com built-in uma aplicação de monitoramento de ambiente, além de outras possibilidade trazidas pela a utilização do Git.

Com o Git é possível monitorar indicadores de performance da equipe de desenvolvimento e assim encontrar aqueles produtos com maior número de bugs em produção ou aqueles que mais sofreram inclusões de novas funcionalidades e outros indicadores.

Nossa oferta já contempla alguns dos monitoramentos mais comuns em um time de desenvolvimento.

Monitoramento

Treinamentos

Treinamento e capacitação são os grandes acelerados para seu time ter acesso à tecnologias e aplicá-las no dia-a-dia.

Nossa oferta de implementação DevOps em times de desenvolvimento Qlik contempla os seguintes treinamentos:

  1. Dia-a-dia com Qlik Deployment Framwork
  2. Git para desenvolvedores
  3. Framework DevOps

 

Treinamentos

Fique por dentro de nossas novidades

Inscreva-se chevron_right