Estes dois indicadores-chave mostram por meio de números a efetividade da empresa e auxiliam na construção de um panorama completo sobre o negócio

Fazer o acompanhamento de determinados indicadores é essencial para verificar o funcionamento de uma empresa e elaborar estratégias eficientes. Entre os indicadores mais importantes podemos destacar o Win Rate e o Lead Time. Conheça cada um deles e saiba como ambos influenciam positivamente na gestão de negócios neste artigo da Paralelo CS.

O que chamamos de Win Rate?

O Win Rate é a taxa de conversão. Ele foca nas oportunidades fechadas com sucesso pela equipe de vendas. O Win Rate é um indicador muito importante, pois ele mede a eficácia deste setor específico da empresa.

Para calcular o Win Rate basta dividir a quantidade total de novos clientes pelo número total de leads de certo período.

A que se refere o termo lead time?

O lead time é o tempo total gasto para transformar a matéria-prima em um produto acabado. Ele abrange o intervalo entre o momento em que o cliente fez o pedido até a entrega do produto ou serviço. Este termo é bem amplo, pois engloba todo o processo produtivo da empresa, o que significa falar de estoques, logística, entre outros aspectos importantes.

O lead time é um número valioso e que tem uma relação direta com a satisfação do cliente. Mas como fazer o cálculo para chegar a esta informação? A primeira tarefa é listar todos os itens requeridos para a fabricação do seu produto. Em seguida, descubra qual o tempo exato para a obtenção de cada um deles. Cabe destacar a dependência de fornecedores, o transporte de insumos e a ocorrência de imprevistos.

Agora, calcule quantas horas ou dias são necessários para que o produto seja fabricado ou o serviço seja completado. Por último, acrescente o tempo referente à espera dos clientes para receber o produto ou prestação do serviço oferecido pela sua empresa. Este total é o seu lead time!

O papel do Win Rate e do Lead Time na gestão de negócios

Acompanhar o Win Rate e o Lead Time do negócio é fundamental para fazer uma boa gestão. A medição do Win Rate possibilita um olhar atento para o setor de vendas especificamente. Assim, os tomadores de decisão sabem se a estratégia de vendas adotada está correta e gerando retorno para a empresa.

Já o cálculo de lead time oferece uma visão ampla do negócio. Ele proporciona um diagnóstico completo sobre a organização e todos os seus setores. Deste modo, é possível detectar "gargalos" e desperdícios na produção, reduzir custos, otimizar processos, entre outras informações que serão cruciais para fazer um planejamento eficiente.

Vale destacar que ao conhecer o seu lead time, a empresa corre menos riscos de frustrar as expectativas do consumidor. Pois a organização sabe o tempo que será necessário para confeccionar o produto e quando ele será entregue a consumidor.

Além disso, saber qual é Win Rate e o Lead Time da empresa permite que sejam analisadas as tendências do negócio. A organização consegue perceber se há evolução, ganhar previsibilidade de vendas e planejar o seu crescimento de modo mais seguro.