Gestão empresarial pode ser considerado como uma atividade realizada por diferentes indivíduos especializados, tais como: CEO, diretores, consultores, gerentes, entre outros, que buscam melhorar a produtividade, competitividade e resultados da empresa. A boa gestão empresarial também deve corrigir problemas a fim de minimizar qualquer obstáculo que possa afetar os resultados da empresa e buscar novas soluções estratégicas e oportunidades.

É fato que para a gestão empresarial ter sucesso, é fundamental que algumas etapas sejam concluídas, informações sejam acessadas e indicadores de desempenho sejam controlados. Saiba como a ferramenta de BI é tão imprescindível no suporte de todas essas atividades.

Planejamento estratégico

Uma gestão empresarial de sucesso, sempre começa no desenvolvimento de um bom planejamento estratégico (No artigo 6 Benefícios do planejamento estratégico, você poderá encontrar mais informações sobre isso). Para tal, é inevitável que a empresa e os gestores, façam análises descritivas e análises preditivas, ou seja, analise seus resultados obtidos anteriormente e encontre padrões que irão se repetir no futuro, de forma a maximizar o que foi ótimo e novas oportunidades, corrigir os erros e minimizar possíveis ameaças.

O resultado de um planejamento estratégico de sucesso é uma lista de objetivos estratégicos que serão compartilhados entre os diretores, gestores e equipes. Esses objetivos são controlados por meio de indicadores de desempenho, ou seja, cada departamento terá um ou mais indicadores de desempenho a serem atingidos para que os objetivos estratégicos sejam concluídos, gerando o resultado positivo esperado no planejamento estratégico.

 

Gestão empresarial

Toda essa dinâmica de planejamento, execução, monitoramento e controle, se resume na gestão empresarial.

Imagine fazer todas essas tarefas, análises, controles e projeções sem o suporte de uma ferramenta tecnológica. Unir informações de diferentes departamentos, diferentes formatos, encontrar padrões e tentar enxergar a probabilidade de algo se repetir no futuro. Realmente é impossível de se realizar.

Ferramenta de BI

A plataforma de BI, ou, Business Intelligence, suporta toda essa necessidade. Através do BI é possível enxergar todas informações interna da empresa, independente onde ela esteja e em qual formato ela está, unir também informações externas e criar uma inteligência. Realizar análises descritivas, análises preditivas, análises “what if” (e se?), ou seja, projetar diferentes cenários e identificar o impacto deles no resultados da empresa.

A solução de BI torna possível e fácil acompanhar, em tempo real, o resultado dos indicadores de desempenho. Basta acessar a ferramenta. Simples assim.

Esse é um dos motivos que torna a ferramenta de BI imprescindível para a gestão empresarial de sucesso.

Considere o Qlik Sense como ferramenta de Business Intelligence, seja mais estratégico na sua gestão empresarial e tome as decisões certas em sua organização.