Funcionando como um verdadeiro cérebro humano, as redes neurais aprendem a "decodificar" comportamentos e abrem diversas possibilidades para impulsionar os negócios

A tecnologia mudou profundamente o estilo de vida da sociedade e os modelos de negócios. E um dos maiores símbolos desta transformação são as redes neurais. Elas se tornaram fundamentais para a elaboração de estratégias de negócios feitas a partir do processamento de informações valiosas. Saiba neste post da Paralelo CS o que são as redes neurais e como elas realmente aprendem.

 

O que são as redes neurais?

As redes neurais são um modelo computacional concebido para imitar a forma como o cérebro humano processa informações. Elas são capazes de aprender e tomar decisões sozinhas. As redes neurais começaram a ser desenvolvidas nas décadas de 50 e 60. Entretanto, elas eram mais usadas para finalidades específicas. Somente nos anos recentes elas começaram a ser empregadas em negócios do setor de indústrias, marketing, telecomunicações, varejo, entre outros.

 

Como as redes neurais aprendem?

As redes neurais são constituídas por diversas camadas de "neurônios" que formam um conjunto com entradas e saídas. De acordo com o seu mecanismo de funcionamento, a partir de cada dado de entrada é fornecida uma saída correspondente.

As redes neurais passam por um treinamento para aprender com a observação dos dados para que elas determinem de modo independente o "destino" de uma informação que chega a seu canal de entrada. Um programador estipula os resultados de saída esperados de acordo com os dados recebidos. Assim, as redes neurais aprendem através desta observação que tarefas devem sem executadas de acordo com cada informação recebida. A quantidade de dados disponíveis e a capacidade computacional são determinantes para definir os números de camadas e neurônios das redes neurais.

O conceito de redes neurais incorpora princípios do Machine Learning e da Inteligência Artificial. Saiba o que eles significam e aprenda o que é também o deep learning.

- Deep Learning: é um algoritmo de Machine Learning do tipo Redes Neurais. Neste tipo de redes existe uma grande quantidade de Hidden Layers, que são camadas de neurônios. Quanto mais Hidden Layer a rede neural tiver, mais profunda ela é. Ou seja, ela é mais deep e complexa também;

- Machine Learning: é uma forma de programar o computador para que ele aprenda com exemplos passados e crie um algoritmo que é capaz de prever situações futuras;

- Inteligência Artificial: é uma área da ciência da computação que tem como principal objetivo desenvolver mecanismos e dispositivos que tenham a capacidade de simular o raciocínio humano em computadores, de fazer com que as máquinas criem análises e ofereçam respostas.

Redes neurais já são aplicadas nos negócios

A utilização das redes neurais chegou ao mundo empresarial. Organizações dos mais diversos ramos já empregam a nova tecnologia. Veja algumas das suas principais finalidades:

- Construção de carros autônomos;

- Cura e diagnóstico precoce de doenças;

- Reconhecimento facial;

- Recomendação de produtos, o que garante um serviço personalizado;

- Detecção de movimento;

- Entre outros.