Relativos ao conceito de banco de dados, Data Warehouse e Data Mart são ferramentas importantes para análise do negócio de modo abrangente e também específico. Entenda!

Os dados são uma peça-chave para elaboração de estratégias de empresas exitosas. No entanto, não basta somente coletar e extrair informações se estes dados não são analisados, "decifrados" e organizados de forma adequada. Somente deste modo, os dados fundamentam tomadas de decisão assertivas e que farão a diferença nos negócios. Para isso, é necessário conhecimento a respeito das bases de dados como o Data Warehouse e o Data Mart. Mas qual é o papel de cada uma delas? A Paralelo CS te explica neste artigo!

O que é o Data Warehouse?

O Data Warehouse consiste em grandes conjuntos de dados integrados que armazenam as informações sobre determinada empresa de forma consolidada. O seu foco é a organização como um todo, ele contempla diferentes aspectos e setores da empresa.

O Data Warehouse permite a produção de relatórios em séries históricas, por exemplo. Assim, a empresa tem acesso a um amplo panorama sobre o negócio, o que é essencial para tomada de decisões eficientes.

A principal vantagem do Data Warehouse é a centralização dos dados extraídos dos mais diversos locais de origem em um único lugar. A partir da organização e atualização das informações coletadas, a empresa adquire uma abrangente fonte de consulta sobre o negócio.

E o que chamamos de Data Mart?

As definições de Data Mart e Data Warehouse são bem similares, o que muda é a abrangência do conjunto de dados. Enquanto o Data Warehouse se refere a um conjunto de dados sobre a empresa como um todo, o Data Mart foca em determinada área ou setor do negócio. Isto significa que o Data Mart é um subconjunto de dados de um Data Warehouse.

O Data Mart é capaz de fornecer informações mais específicas sobre o mercado, setor ou área do negócio que está sob análise. Todos estes dados, por sua vez, são obtidos através das informações coletadas e organizadas pelo Data Warehouse. Com o Data Mart é possível observar determinada área do negócio de forma minuciosa como vendas e estoque, por exemplo.

 

Data Warehouse e Data Mart se complementam

Embora possuam finalidades específicas, o Data Warehouse e o Data Mart são complementares. Imagine os benefícios obtidos por uma empresa que consegue ter uma visão geral e de determinados aspectos do seu negócio de um jeito rápido!

Este olhar mais amplo proporcionado pelo Data Warehouse permite que a empresa possa conceber estratégias mais assertivas e se destacar perante a concorrência. A organização consegue estudar melhor o mercado, o comportamento do seu cliente, fazer previsões a partir de dados históricos, entre outros benefícios.

Já a abordagem detalhista proveniente do uso com Data Mart faz com que os tomadores de decisão possam analisar determinados pontos do negócio. Assim, é possível detectar "gargalos" nos processos, examinar a performance de cada setor, conceder mais autonomia a algum setor do negócio, etc.