O Business Intelligence e Big data têm objetivos distintos, porém, se complementam. Neste artigo vamos elencar as principais diferenças entre ambos a fim de que você possa encontrar soluções e analisar e entender os dados de sua empresa, sempre lembrando que o ideal é adequar e fazer correlações entre ambos.

Enquanto o business intelligence é amplo e permite antecipar uma receita ou um plano B a sua empresa, Big data é mais executora e permite adequar suas prospecções em estratégias futuras e promissoras que vão alavancar seus negócios e permitir uma ambientação mais harmônica entre funcionários e gestores.

Apesar de muitas vezes serem conhecidos como sinônimos, são tecnologias diferenciadas que possuem papéis distintos que serão tratados detalhadamente a partir de agora:

 

Principais características da Business Intelligence:

- A solução do business intelligence tem foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados estruturados para tomada de decisão;

- Processo ideal para conversão de coleta de dados em informação qualitativa e prática;

- Oferece um panorama aprimorado de relatórios que visam orientar estratégias e disponibilizar avanços na gestão de pessoas e de materiais;

- Permite a análise preditiva de maneira rápida e assertiva que pode incluir desde fontes, até gastos com fornecedores, custos operacionais, valores disponíveis em caixa;

- Fornece insights e tendências aos gestores para alcance de resultados almejados;

- Proporciona um melhor entendimento da base de dados de uma empresa, a fim de gerar saídas lógicas e estratégias, sem deixar de lado a exatidão e objetividade;

- Facilita o acesso de dados para aqueles que ocupam cargos estratégicos dentro de uma empresa e que visam uma melhor performance nesta ocupação.

Para ficar ainda mais claro, explicamos – nesse texto aqui – como a empresa pode otimizar o acompanhamento de resultados utilizando BI.

 

Principais características de Big data: 

- Big data agrega e alcança valores e resultados desejados aos negócios de sua empresa de maneira rápida;

- Conhecido como Big Data Analytics, oferece os caminhos para estruturar os dados para a eficiência ser alcançada;

- Define-se como um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilita a organização e análise das informações que darão suporte à tomada de decisão no ambiente corporativo;

- Possibilita a estratégia entre processos, pessoas, gestão da informação, negócios e culturas;

- O foco de Big data é na informação fornecida em um sistema de BI que busca correlações e descobertas antes desconhecidos e que podem dar vantagem competitiva à empresa.

Caso você ainda esteja na dúvida, detalhamos – nesse texto aqui – porque Big data traz muito resultado para a empresa.

Lembrando sempre que a busca de soluções inteligentes e personalizadas é apenas o primeiro passo para adaptar as necessidades da sua empresa ao que se refere ao melhor desempenho da equipe e desenvolvimento do negócio no que tange à produtividade e soluções na tomada de decisão.

Assim, aliar a implementação de Big Data com a maturidade do business intelligence permite e facilita que a análise de dados e soluções de que você e sua empresa procuram sejam implementadas sem qualquer chance de fracassar.

Cada vez mais gestores apostam na gestão de dados com decisões assertivas a fim de aprimorar informações mais confiáveis, entendimento de dados, seja na área comercial seja na área financeira, sem contar o estímulo ao ambiente corporativo pois os funcionários se sentem mais motivados e com isso há um significativo aumento da lucratividade.

Desta forma, a aposta de investimento em uma ferramenta que possibilite a análise de dados de maneira rápida é um diferencial no mercado e permitirá que sua empresa compreenda melhor qual a melhor solução para o que o mercado requer.

Confira – nesse texto aqui – alguns sinais de que sua empresa está no momento de instalar uma solução de BI e conte com a Paralelo CS para te ajudar nesse processo.