Atualmente, a cultura de dados é um dos principais aspectos que caracterizam a atuação de empresas exitosas no mercado. Mas ter um olhar atento para as informações sobre o seu negócio e seus clientes requer ações efetivas. A coleta, análise e armazenamento de dados são alguns exemplos. Entretanto, estas atividades devem ser realizadas de modo ágil para ser realmente eficazes. Neste contexto, destaca-se a tecnologia BI in-memory. Saiba em que consiste esta solução e quais vantagens ela pode trazer para seu negócio neste post da Paralelo CS.

Já é um consenso que os dados são essenciais para nortear a elaboração de estratégias empresariais, fazer um bom forecast de vendas, otimizar processos de empresas, entre outras funções valiosas. A tecnologia gerou um imenso volume de informações para as empresas, o que demandou maior capacidade de armazenamento e análise destes dados para extrair insights importantes. Mas como já dizia o velho ditado, "tempo é dinheiro".

Diversas organizações gastavam muito tempo para reunir os dados relativos a cada setor para, em seguida, analisá-los a partir de relatórios. Quanto mais lento este processo, menos efetividade estas informações têm para as tomadas de decisão. Por isso, a agilidade é um quesito fundamental do BI in-memory.

 

O que é o BI in-memory?

Para entender como funciona o BI in-memory é necessário explicar primeiramente o que é Business Intelligence (BI). Este termo se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que servem de suporte à gestão de negócios. A implementação desta metodologia conferiu mais assertividade a tomadas de decisão e impulsionou os negócios a partir da exploração de informações. O BI envolve teorias, processos e tecnologias de transformação dos dados. Eles chegam de maneira bruta e se tornam informações que são úteis na tomada de decisões estratégicas da empresa.

As soluções de BI foram cruciais para estimular o uso de inteligência nos negócios. No entanto, a velocidade é uma característica dos nossos tempos. As informações chegam e se renovam quase que a todo o instante, os comportamentos de usuários se modificam rapidamente. Por isso, o processamento de dados deveria se tornar mais ligeiro. E é aqui que entra o BI in-memory.

A tecnologia BI in-memory permite que os usuários possam trabalhar na velocidade de um clique! Assim que é feita uma pergunta, a resposta aparece logo depois, pois os dados estão disponíveis e acessíveis in-memory. Detentora da maior plataforma de BI do mundo, a Qlik criou o seu BI in-memory e concebeu uma nova forma de tomar decisões.

O BI in-memory da Qlik possui um mecanismo de inferência que trabalha as associações entre dados de forma automática. Todos os dados são armazenados em cache in memory, eles são compactados em até 90% do seu tamanho original. Deste modo, é otimizada a capacidade dos processadores e se obtém toda esta velocidade.

 

Quais os benefícios trazidos para as empresas usuárias do BI in-memory?

A velocidade no acesso a insights e informações proporcionada pelo BI in-memory garante uma série de vantagens para as empresas. A Paralelo CS enumera algumas delas abaixo:

-  Acesso a diferentes tipos de dados em tempo real: você pode ter um relatório atualizado sobre qualquer setor do seu negócio na hora que quiser;

-  Facilita na tomada de decisões estratégicas: a partir da verificação de dados e análises precisas mais rapidamente, os tomadores de decisão podem fazer mudanças estratégicas com mais facilidade de modo assertivo e sem se basear em "achismos". Assim, é possível otimizar processos, produtos e serviços;

-  Redução de custos: as organizações gastam menos com TI, pois não precisam investir mais em hardwares e manutenção de bancos de dados;

-  Entre outras.