Storytelling, Inteligência Artificial Explicável e Linguagem Natural são algumas das principais tendências da área de BI no próximo ano

O desenvolvimento tecnológico é constante e, com isso, as metodologias para alcançar o sucesso dos negócios são atualizadas a todo o momento. Neste contexto, se destaca o Business Intelligence (BI). Ele revolucionou o meio empresarial e se tornou essencial para elaboração de estratégias de organizações de diversos setores. Por isso, é muito importante prestar atenção em quais serão as tendências de Business Intelligence para 2019.

 

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um termo relativo ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que servem de suporte à gestão de negócios. A implementação desta metodologia conferiu mais assertividade a tomadas de decisão e impulsionou os negócios a partir da exploração de informações. O BI envolve teorias, processos e tecnologias de transformação dos dados. Eles chegam de maneira bruta e se tornam informações que são úteis na tomada de decisões estratégicas da empresa.

 

Conheça algumas das principais tendências de Business Intelligence em 2019

Tendo em vista este cenário em que o Business Intelligence se torna a solução mais eficiente para otimizar o seu negócio, a Paralelo CS destacou algumas das principais tendências de BI em 2019. Confira!

1 – Inteligência Artificial Explicável

A Inteligência Artificial (IA), juntamente com o Machine Learning, é essencial para a obtenção de dados e extração de insights pelas ferramentas de BI. Entretanto, as recomendações com base em modelos fornecidos pela IA devem ser confiáveis. Os usuários desejam entender a dinâmica dos algoritmos, a lógica que norteia estes modelos. E a IA Explicável chega para suprir esta demanda. A partir dela é possível compreender e questionar como o aprendizado de máquina é empregado nos processos da empresa.

2 – Storytelling

O Storytelling é um meio atrativo de expor os seus dados em um formato de história. Este tipo de instrumento é uma tendência no universo de BI e confere mais facilidade e clareza na leitura dos dados de uma empresa. Além disso, o Storytelling é uma ferramenta que estimula a criatividade.

3 – Linguagem natural (NLP)

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é um ramo da Inteligência Artificial que se dedica à compreensão da capacidade e as limitações de uma máquina para entender a linguagem do homem. Seu objetivo é fazer com que os computadores reconheçam e possam compor textos. A evolução na linguagem natural tem influência direta na área de BI, pois permite um desenvolvimento da capacidade analítica das empresas. Elas poderão obter respostas e feedbacks mais precisos que serão fundamentais para as suas estratégias de negócios.

4 – Cultura organizacional voltada para os dados

O uso de ferramentas de Business Intelligence para obter informações e extrair insights valiosos pode ser determinante para o sucesso dos negócios. No entanto, a cultura organizacional da empresa também deve estar alinhada neste sentido. Seus profissionais precisam estar conscientes da importância dos dados e das métricas. Mais do que isso, eles devem estar engajados na formação de uma verdadeira comunidade analítica.

5 – Estimativa de investimento no mercado de BI é bem elevada

Segundo uma reportagem publicada pelo portal Terra no último dia 20 de dezembro, a estimativa é de que o mercado de Business Intellingence e Business Analytics vai movimentar uma receita de mais de US$ 187 bilhões no ano que vem. Estes números mostram uma alta de mais de 50% em um período de análise de cinco anos. Ainda segundo a matéria, os softwares de Business Intelligence e Business Analytics permitem administrar estratégias capazes de reduzir custos em até 62% e aumentar a produtividade em 85%.