Já é possível perceber, há algum tempo, a relevância que a gestão de dados está ganhando nas organizações, mas em 2018 essa questão está ainda mais em evidência. Empresas que conseguem traçar boas estratégias o fazem por saber ler e relacionar as informações que possuem sobre seu mercado e seus negócios. Em outras palavras, tais organizações possuem habilidades e recursos necessários para transformar os dados em inteligência e ação.

Pensando nisso, separamos 3 tendências de Business Intelligence (BI) que podemos esperar nos próximos anos:

Inteligência artificial como parceira de trabalho

Alguns analistas de BI podem ficar preocupados com o fortalecimento da Inteligência Artificial (IA), mas é preciso ter clareza de seu real papel dentro das organizações. Contar com a ajuda de um software que seja capaz de mensurar os dados e agilizar os cálculos mais simples, facilitará os insights estratégicos.

Já pensou, por exemplo, criar uma nova solução ou um produto a partir das informações coletadas de seus clientes? As chances de obter sucesso são muito grandes, afinal você estará trabalhando com dados objetivos e mensuráveis. Não haverá subjetividade na decisão.

Um software de inteligência artificial poderá fornecer todos os insumos para que uma mudança ou uma nova ação sejam executadas. Entretanto, somente um ser humano será capaz de compreender o cenário como um todo e filtrar os resultados que, de fato, farão alguma diferença para os objetivos da empresa.

Nesse sentido, as técnicas de IA auxiliarão no processo de evolução da tomada de decisão e dos processos das empresas. Será preciso adaptar as formas de trabalhar que explore com sucesso essas novas tecnologias. Quem souber fazer isso, aumentará a produtividade e obterá melhores resultados.

Especialização em análise de dados

Se a IA está aumentando sua relevância, é imprescindível que os seres humanos estejam mais preparados para analisar os dados e usá-la a seu favor. Sendo assim, muitas universidades estão começando a disponibilizar programas de estudo que foquem na especialização em análise de dados. O objetivo é capacitar profissionais de BI.

A tendência é que as organizações busquem colaboradores com esse tipo de formação para agregar em suas equipes. As lideranças passarão a buscar pessoas que consigam tomar boas decisões estratégias a partir da leitura do cenário que a empresa se encontra.

Segurança de dados

Os dados estão tão importantes para as decisões estratégicas das organizações que começou a se questionar o prejuízo financeiro caso alguma informação vaze. Seguros, que antes eram feitos apenas bem materiais, agora estão sendo feitos para dados.

As empresas não querem correr o risco de a concorrência ter conhecimento privilegiado sobre seus negócios.

Você gostaria de deixar sua empresa mais alinhada às novas tendências de BI e conseguir analisar melhor seus dados? A Paralelo CS pode te ajudar. Somos uma consultoria empresarial especializada em inteligência de mercado, business intelligence e CRM. Nosso objetivo é otimizar os processos, permitindo que empresas se tornem mais enxutas, eficientes e com uma cultura voltada às decisões inteligentes através da análise de painéis analíticos. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3090-5557.

Considere o Qlik Sense como ferramenta de Business Intelligence, seja mais estratégico na sua gestão empresarial e tome as decisões certas em sua organização.


 

Download Qlik Sense