Qlik lançou recentemente seu mais novo release do Qlik Sense. Agora a versão do Qlik Sense não será mais por número, como Qlik Sense 3.2, mas sim pela data de lançamento. O novo release então está nomeado como Qlik Sense June 2017 version.

Listamos algumas das funções mais interessantes do novo release. Confira o que há de novo do Qlik Sense June 2017.

Integração com Advanced Analytics

Conforme destacado no começo do ano. A Qlik continua seus esforços em ampliar o potencial de análise do Qlik Sense com a extensão do Advanced Analytics. Agora com o Qlik Sense June 2017 é possível trazer todo potencial de análise estatística, ponto forte das linguagens R e Python, para dentro da sua visualização no Qlik Sense.

Com algumas configurações, o seu Cientista de Dados poderá utilizar de todo seu conhecimento em R e/ou Python, e enriquecer asvisualizações de dados no Qlik Sense. Utilizar do modelo associativo da Qlik em conjunto da linguagem estatística, é certo que insights valiosos serão encontrados para benefício dos tomadores de decisões e da organização.

Regressão Linear

 

Regressão Linear

 

Árvore de Decisão

Árvore de Decisão

 

Preparação de dados

O Qlik Sense June 2017 sofreu uma grande atualização em seu modelo de conexão e preparação de dados.

A nova versão conta com uma lista de novos conectores com o objetivo de facilitar, agilizar e simplificar o carregamento de dados para sua aplicação. Destaque a os novos conectores voltados à Big Data.


 

Fontes de dados

 

Além dos conectores, o Qlik Sense June 2017 trouxe uma série de novas opções para a preparação dos dados.

Com alguns clicks, o Cientista de dados consegue explorar e conhecer melhor os dados antes de carregá-los, criar variáveis “buckets”, ou seja, variáveis de grupos e relacionar tabelas sem a necessidade de fazer qualquer desenvolvimento.


 

buckets

Novas visualizações

O Gartner disse que em 2017 será o ano do Data Analytics, ou seja, cada vez mais as organizações estão utilizando da análise de dados para enriquecer sua tomada de decisão. Essa tendência está sendo seguida fielmente pela Qlik e de forma fantástica. Já falamos da integração com Advanced Analytics, no qual, uma das características é trazer informações estatísticas às aplicações. Uma das visualizações mais utilizadas nas linguagens estatísticas é o gráfico de Box Plot, então a Qlik incluiu no Qlik Sense June 2017 e entre outros:

Box plot: O gráfico de Box Plot consegue trazer de forma visual dados estatísticos da amostra. Seu grande diferencial é apresentar de forma simples os valores de Mínimo, Primeiro Quartil, Mediana, Terceiro Quartil e Máximo.Box Plot

 

Distribution plot: Esse gráfico traz de uma forma muito visual a distribuição entre duas dimensões.

 

No exemplo abaixo temos as dimensões Vendedor e Marca. No gráfico podemos facilmente ver qual é o valor de venda que cada vendedor vende por marca. Notamos de forma fácil a distribuição das marcas, ou seja, qual delas o vendedor vende mais ou menos. Note que cada bola representa uma marca diferente.Distribution Plot

Histogram: O histogram é um gráfico muito relevante aos Cientista de Dados e aos tomadores de decisões. Ele é destinado a mostrar a frequência dos dados. Com esse gráfico você poderá descobrir que 40% das suas faturas são emitidas com valores de 0 a 50, 20% são de 50 a 100 e 40% de 100 a 200.

Customização de cores por dimensão

O Qlik Sense June 2017 permite que as cores de cada dimensão seja customizada. No Qlik Sense 3.2 presenciamos o enriquecimento da análise de dados com o incremento de cores. Agora o Qlik Sense June 2017 permite que você utilize e explore ainda mais esse recurso.

Configuração

 

Customização de cores da dimensão

Utilizando no gráfico

 

Gráfico com cor customizada

Aplicação Mobile Offline para iOS

Está indo para uma reunião em um lugar que não tem internet e precisa acessar seus resultados?

Está em um voo e quer aproveitar o tempo e realizar análise de seus resultados?

Com o Qlik Sense June 2017 você pode fazer isso!

A nova função permite que você baixe em seu smartphone ou tablet e acesse posteriormente sua aplicação sem precisar de acesso a internet.