A Paralelo CS lista os benefícios trazidos com a adoção desta filosofia e dá seis dicas do que a sua empresa precisa para ser Data Driven

 

Uma cultura voltada para a reunião e análise de dados de modo eficiente está no cerne de uma empresa Data Driven. Este novo conceito é fruto da evolução tecnológica, a qual permite que as organizações tenham acesso a um imenso volume de informações. Estes dados, por sua vez, são utilizados para a elaboração de estratégias de mercado. Mas por que tornar a sua empresa Data Driven? A Paralelo CS te responde neste post e ainda dá seis dicas para que sua empresa adote esta filosofia.

 

O que é uma empresa Data Driven?

Uma empresa Data Driven é uma organização que baseia sua atuação nos dados. Este tipo de empresa capta dados de diversas fontes, organiza esta grande quantidade de informações, armazena tudo em segurança e faz uma análise robusta. E a partir desta exploração de dados, as empresas extraem insights que vão nortear suas tomadas de decisão e servir de insumo para a elaboração de estratégias eficazes.

Conheça algumas vantagens adquiridas por empresas Data Driven:

-  Maior competitividade: os dados possibilitam que as empresas estudem a concorrência;

-  Mais assertividade nas tomadas de decisões: as ações são planejadas e não são realizadas com base em "achismos";

-  Otimização de processos: a empresa possui um conhecimento profundo sobre o negócio e percebe quais pontos do processo devem ser melhorados;

-  Produtos e/ou serviços personalizados: a organização consegue entender o perfil do seu cliente e atender às suas expectativas;

-  Entre outros.

Mas como tornar a sua empresa Data Driven? Confira estas seis dicas!

1 – Os colaboradores são fundamentais

Uma empresa Data Driven deve ter uma comunicação interna eficiente. É necessária uma democratização dos dados para que os funcionários trabalhem de forma integrada. É ótimo armazenar dados em nuvens;

2 – Estejam sempre atualizados

É imprescindível que a empresa e seus colaboradores estejam atualizados sobre as novidades constantes do universo digital. Os hábitos e formas com que os clientes experimentam produtos e serviços mudam a todo instante;

3 – Tenha processos ágeis

Adote processos ágeis para que a sua empresa possa realizar testes de produtos e soluções rapidamente. Assim, você consegue evitar desperdícios decorrentes de processos longos e ineficazes;

4 – Utilize boas ferramentas no cotidiano

O uso de ferramentas para extração, organização, análise e armazenamento de dados é crucial. Qlik Sense e Qlik View são exemplos de ótimas ferramentas empregadas pela Paralelo CS;

5 – Assets

Os assets são os bens, direitos ou propriedades das empresas. E neste contexto de expansão constante do acesso à internet e dispositivos mobile, o site é um bem muito valioso para qualquer empresa. Por isso, o website precisa oferecer uma boa experiência para seus usuários. Ele deve ser veloz e destacar as informações mais relevantes para o cliente de modo claro.

6 – Seja transparente com seus clientes

Adote uma política de transparência e segurança na relação com seus clientes. Eles devem saber que informações sobre eles são coletadas pela sua empresa. Deste modo, você conseguirá construir uma relação de confiança entre as duas partes.