Uma espécie de roteiro, o roadmap traça caminho para que seu negócio alcance o sucesso por meio de um planejamento acurado. Esta poderosa ferramenta faz com que o empreendedor possa prever os recursos necessários para desenvolver o produto e/ou projeto ideal

 

Se você está pensando em criar um novo produto ou elaborar um projeto inovador, a palavra-chave para o seu sucesso é: roadmap. Esta ferramenta valiosa pode ser determinante para alavancar os seus negócios de modo eficiente. O roadmap otimiza os resultados através da organização de informações vitais para a empresa. Quer saber por que todo o empreendedor precisa de um roadmap? Confira este artigo da Paralelo CS e descubra como fazer o mapa ideal para o seu negócio!

 

O que é roadmap?

Como a própria nomenclatura sugere, o roadmap é um tipo de mapa. Ele é uma espécie de roteiro visual que descreve cada etapa para a criação de um produto ou projeto. O principal benefício de sua utilização é o foco que ele proporciona para o empreendedor, que não se perde em um "mar de ideias".

 

O roadmap detalha todo o processo de criação minuciosamente. Ele possui algumas informações principais: uma linha do tempo, fases, equipes e tarefas. A primeira parte do roadmap consiste em uma linha do tempo visual, cronológica e bem organizada de todos os estágios da evolução do projeto. Esta linha do tempo, por sua vez, é toda dividida em fases. Elas correspondem ao passo a passo do processo. Planejamento, desenvolvimento, testes e lançamento são alguns exemplos.

 

Já a parte de equipes diz respeito aos recursos humanos da empresa. Aqui são determinadas as funções exercidas de acordo com cada fase. Por último, temos as tarefas. Elas são mais o aspecto mais específico do roadmap. Devem constar quais tarefas deverão ser realizadas por qual colaborador, ao longo de qual fase e o prazo para que cada uma destas ações seja executada.

 

Cabe ressaltar que o roadmap não é algo estático e pode sofrer mudanças no decorrer do tempo. Este roteiro deve levar em conta os resultados de testes feitos, o feedback de clientes obtido através de pesquisas, novidades do mercado, etc.

 

Por que todo empreendedor precisa de um roadmap?

Respondendo à pergunta que dá o título a este artigo, o roadmap traz uma série de benefícios para os empreendedores. Conheça alguns deles:

- Organiza as ideias que norteiam a elaboração de determinado projeto ou produto;

- Reduz custos ao minimizar as falhas durante o processo;

- Faz com que sejam eleitas prioridades, o que garante um foco maior;

- Contribui para a melhora do fluxo de comunicação entre os envolvidos no projeto, pois contempla todos os setores da empresa;

- Ajuda a estipular o orçamento do produto, o que contribui para evitar desperdícios;

- Dá uma visão ampla de quais recursos humanos serão necessários;

- Na medida em que considera o feedback dos clientes, o roadmap promove uma boa relação entre os consumidores e a empresa. Além disso, ele também possibilita que seja concebido um produto que vai atender às expectativas do cliente;

- Aponta riscos para o negócio antecipadamente;

- Auxilia na confecção de um planejamento estratégico eficiente;

- Entre outros.