Ferramenta estratégica de processamento de grande volume informações e observação de comportamento do cliente, o Big Data Analytics pode ajudar a prever passos dos concorrentes

 

A evolução tecnológica provocou uma verdadeira revolução no mundo dos negócios ao estimular consumidores cada vez mais exigentes. Atualmente, os clientes estão em busca de produtos eficientes e personalizados, por isso, pesquisam muito antes de efetuar a compra. Mas a tecnologia também deu origem a ferramentas que são capazes de "ler" este novo comportamento ao organizar todos os tipos de informação presentes na rede sobre cada consumidor. Diante deste cenário, o Big Data Analytics se tornou um poderoso instrumento para que as empresas alcancem os melhores resultados e no auxílio de análise da concorrência.

Para desenvolver um negócio digital eficaz e que atenda às demandas do mercado, é necessário que a organização tenha um diagnóstico de como é o comportamento do cliente no ambiente digital e conheça a sua persona, suas preferências, quais são seus problemas. E é neste momento que entra o Big Data Analytics, pois sua utilização permite a leitura do comportamento do consumidor, oferece insights sobre tendências de mercado e ainda possibilita a otimização de processos de trabalho.

O que é o Big Data Analytics?

Big Data Analytics é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de elevado desempenho. O conceito diz respeito ao cruzamento de uma ampla gama de informações extraídas do ambiente online e offline, o que resulta em um material rico para a tomada de decisões gerenciais mais seguras.

-         Informações estruturadas: refere-se a dados que foram extraídos dos sistemas da empresa como ERP, CRM, sistema contábil, etc. Além disso, também contam as informações inseridas no Data Warehouse,um banco de dados otimizado, organizado e estruturado para fazer consultas voltadas ao negócio;

-        Informações não estruturadas: dados oriundos de outras fontes como e-mails, documentos, fotos, dados de arquivos de log, dados de sensores e outros aparelhos, e até dados vindos da "internet das coisas".

Conheça outros exemplos de fontes de informação para um software de Big Data Analytics: conteúdo de mídias sociais, relatórios empresariais, indicadores macroeconômicos, pesquisas de satisfação, dados extraídos de ferramentas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence), programas de fidelidade, bases de dados das empresas de cartão de crédito, reviews de produtos nos sites das empresas, entre outros.

Big Data Analytics se mostra efetivo também na análise da concorrência

O emprego do Big Data Analytics ainda contribui para a análise da concorrência ao reunir todas as informações coletadas relativas a outras empresas e organizá-las de modo estratégico. Após obter dados sobre as concorrentes, a ferramenta analista estas informações, monitora seu resultados e verifica a opinião dos consumidores a respeito das novidades e outros produtos das empresas.

O Big Data Analytics também é capaz de apontar maneiras de como superar a concorrência, pois ele ajuda a prever e entender as demandas do mercado. Assim, é possível que organizações antecipem os passos dos seus concorrentes e criem promoções específicas, comprem mais produtos que devem ser mais procurados em determinado momento, entre outros exemplos de ações.

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