Uso de ferramentas de armazenamento de dados é imprescindível para as empresas que desejam manter informações valiosas em segurança

Os dados se tornaram fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico das empresas. O grande volume de informações gerado pelas novas tecnologias aprimorou os modelos de negócios. Por isso, as organizações devem prestar atenção na forma de armazenamento destes dados valiosos. Confira este artigo da Paralelo CS e saiba como funcionam o Cloud Computing e o Data Center. Conheça estas duas ferramentas para armazenar informações de forma segura e acessível para os colaboradores da empresa.

A otimização dos modelos de negócios, uma maior competitividade, a redução de custos e a oferta de serviços personalizados são alguns dos benefícios proporcionados para as empresas através da coleta e análise de dados. Por esta razão, o imenso volume de informação adquiriu um papel determinante para o sucesso de uma organização. Diante deste cenário, a maneira como estes dados são armazenados deve ser pensada meticulosamente. A perda de informações representa um prejuízo enorme para as empresas. O Cloud Computing e o Data Center são dois instrumentos que se destacam nesta seara.

 

O que é o Cloud Computing?

O Cloud Computing consiste no armazenamento de dados na nuvem, ou seja, eles não ficam em um local específico. As informações são disponibilizadas em diversos servidores e lugares diferentes. Assim, a chance de perder os dados devido a acidentes com o computador ou falha de servidores é muito menor. Outra vantagem trazida pela utilização do Cloud Computing é o baixo custo.

O Cloud Computing também oferece facilidade no gerenciamento destas informações pelos funcionários, flexibilidade e alto poder de processamento.

 

Como funciona um Data Center?

O Data Center é um tipo de servidor físico que deve ser mantido dentro e fora da empresa. Como ele é uma estrutura concreta, ele necessita de cuidados relativos à temperatura, proteção contra acidentes e segurança. Por esta razão, os dados podem ficar mais vulneráveis a intempéries.

Geralmente, o Data Center apresenta custos mais altos para sua operação. Caso a empresa necessite de mais espaço de armazenamento de dados, ela pode ter que comprar mais equipamentos para aprimorá-lo. Além disso, há os gastos com softwares, treinamentos de funcionários para sua utilização e energia.

Mas vale ressaltar que atualmente já existe o Data Center virtual. Ele possui uma infraestrutura que é contratada pela empresa como um serviço. O Data Center virtual não precisa de espaço físico para ser instalado. Uma das suas principais vantagens é que ele dificulta o acesso de pessoas não autorizadas aos dados da empresa.

O armazenamento seguro e eficiente de dados é primordial para a estratégia das organizações. Sendo assim, a escolha de um Cloud Computing ou Data Center deve ser uma preocupação para as empresas. As duas ferramentas possuem suas especificidades que precisam ser analisadas para descobrir em quais tipos de negócios e projetos se adequam. Entre em contato com a Paralelo CS e saiba qual delas atende às necessidades do seu negócio.