Business Intelligence, ou BI, é o termo que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e também o monitoramento das informações que servem de suporte à gestão de negócios.

Ou seja, ele é um conjunto que envolve teorias, processos e tecnologias que são responsáveis por transformam uma série de dados que chegam de maneira bruta em informações que sejam úteis na tomada de decisões estratégicas da empresa.

Tudo isso é apresentado na forma de um software de BI que conta com diversas funções, como gerenciamento de informações, consultas, criação de relatórios dinâmicos, ferramentas de análise, criação e visualização de tabelas dinâmicas e também de performance de gestão.

BI como gestão de indicadores de desempenho organizacional


Hoje em dia todas as empresas, independente do segmento em que atuam, são donas de um conjunto de metas definidas o qual buscam atingir. Essas metas são traduzidas em projetos e tarefas que buscam bater essas metas definidas, buscando trazer resultados para a empresa.

Mas para que isso seja eficiente é preciso que a empresa tenha uma ferramenta onde possa ser capaz de ter o controle da gestão dos indicadores de desempenho organizacional que mostram o desempenho da empresa, desde o nível estratégico até o nível operacional. E uma das mais novas e eficientes maneiras de se fazer é por meio do BI, ou Business Intelligence, que em português pode ser traduzido para Inteligência de Negócios.

Utilidade do BI na gestão empresarial


Consolidar dados dentro de uma empresa é uma tarefa necessária, porém trabalhosa, pois conseguir levantar as informações e as transformar em algo unificado é algo que toma tempo e que, por isso, quando pronto pode já não condizer mais com a realidade da empresa.

É aí que entra a solução em BI, que faz toda a diferença nesse processo e também o torna mais fácil. O Business Intelligence é capaz de não só coletar, como também consolidar as informações, sempre às apresentando de forma atualizada. Assim, as pessoas deixam de se preocupar com tarefas que podem ser automatizadas. E dessa forma é possível sempre obter os indicadores necessários sem que alguém precise parar o que está fazendo e procurar manualmente todos os dados que formam os indicadores.
Para completar as vantagens do BI, ele sempre anda acompanhado da mobilidade, podendo ser muito bem utilizado em smartphones e tablets, tornando a tarefa de gestão de indicadores da empresa algo muito mais simples do que seria caso o trabalho fosse feito de maneira manual.

O BI permite aos gestores uma visão unificada e também segmentada de tudo o que acontece dentro da empresa, tendo as condições necessárias para a tomada de decisões ágeis e assertivas, fatores hoje que são essenciais na competitividade do seu negócio.

BI é a tecnologia tornando as empresas ainda mais eficientes.

Considere o Qlik Sense como plataforma de BI, seja mais estratégico e tome as decisões certas na sua organização.