Fluxo de caixa é um dos instrumentos mais básicos e conhecidos no controle financeiro de uma empresa. Não se engane pela palavra básico, o fluxo de caixa é essencial e indispensável na gestão financeira.

O fluxo de caixa é movido pelo lançamento de toda a movimentação financeira, ou seja, nele é registrado tudo que entra e tudo que sai de capital. Seu principal objetivo é identificar o saldo disponível e permitir uma tomada de decisão.

A importância do fluxo de caixa começa a ser vista logo nos primeiros momentos em que o empreendedor se depara com esse relatório. Muito porque os pagamentos e recebimentos não ocorrem simultaneamente e sim em datas diferentes.

Com essa situação em jogo é de suma importância o registro de todas as receitas e pagamentos previstos ao longo do tempo. Tendo essa base de dados, torna-se possível utilizar o fluxo de caixa como um grande aliado no planejamento de ações futuras.

Situação mais comum que o fluxo de caixa revela é o espaço de tempo entre o pagamento ao fornecedor e recebimento do cliente. Muitas vezes se paga o fornecedor antes de receber do cliente. Tendo esse conhecimento, do tempo e monetário, o gestor financeiro pode imediatamente tomar ações estratégicas visando contornar a situação.

Fluxo de caixa projetado

O fluxo de caixa projetado, como o nome já diz, é uma projeção futura do seu fluxo de caixa. Aí que está a importância de inserir as receitas e pagamentos previstos.

Ter o universo futuro da situação financeira da empresa permite ao gestor financeiro tomar ações estratégicas de forma a garantir a saúde financeira e longevidade da companhia.

Ações como: garantir o capital de giro necessário em caixa, assim evitar o pagamento de juros e multas, mitigação de riscos, principalmente por falta de capital no momento necessário, projeção de investimentos e expansões e entre outras situações.

 

O tempo da projeção do fluxo de caixa precisa ser considerado na análise. Basicamente quanto mais próxima a projeção, maior a possibilidade do fato acontecer. O essencial é contar com soluções que permitem essa flexibilidade e te tragam informações atualizadas do período desejado.

Claro que uma análise do fluxo de caixa da semana ou mês é diferente da análise do fluxo de caixa para o próximo ano ou 5 anos. Eis que, quanto mais dados a empresa tiver e mais inteligente o sistema for, maior a confiança na projeção.


 

Download Qlik Sense

Sistema inteligente? Procure saber sobre BI

BI, ou Business Intelligence, é a solução de tecnologia da informação dedica a inteligência do negócio.

Sua grande capacidade de trabalhar com dados, algoritmos e números, permite que ele faça projeções mais assertivas e traga o conhecimento em forma de dashboards análíticos e interativos.

O sistema de BI permite realizar uma série de análises de seu fluxo de caixa, análises como: comparar períodos com outros, simular cenários, previsões de acontecimentos utilizando algoritmo R e matemática avançada e entre outras.