Informação é poder. Muito provavelmente você já ouviu a frase e, especialmente no contexto de tomadas de decisão, você sabe o quão necessário é estar munido de dados para ter insights mais precisos.

 

Em outra oportunidade falamos sobre ferramentas deBusiness Analytics e Business Intelligencee como elas ajudam tanto na análise de dados quanto na obtenção de insights. Agora a pergunta é:como você sabe que tem as informações necessárias para uma determinada análise?Para responder ao questionamento, convido você a conhecer o universo doModelo Associativo.

 

O que é o Modelo Associativo?

Antes de termos uma definição, volte à primeira frase deste artigo. Bom, se informação realmente é poder (e sabemos que é) você vai concordar que quanto mais informações uma determinada pesquisa nos proporcionar, mais saberemos a respeito do que está sendo analisado.

 

Imagine que você queira assistir a um filme no Netflix. Você vai lá no aplicativo e vê uma lista com os melhores (aqueles que tiveram melhor classificação de acordo com outros usuários). Acontece que você não se interessou por nenhum deles e resolve escolher um outro. O filme acaba sendo uma bomba e o que era pra ser um momento de lazer acaba sendo de frustração (quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra!).

 

Pois bem, nesse caso, se ao pesquisar os melhores filmes você também conseguisse visualizar ospiores, isso ajudaria a evitar que você perdesse tempo, concorda? Agora vamos mudar um pouco o contexto e imaginar que você esteja com sua ferramenta de BI e queira verificar as filiais que mais venderam no sudeste do Brasil nos últimos três meses.

 

Você verifica a lista para, por exemplo, poder melhor direcionar o dinheiro de campanhas de marketing. Acontece que saber as filiais que menos venderam também é uma informação extremamente útil.

 

Suponha que, ao pesquisar as lojas que mais vendem, a busca traga também automaticamente as com pior desempenho em vendas. Você percebeu que existem duas, na mesma região do que a campeã em vendas, que estão com resultados ruins. Talvez seja porque as filiais estejam competindo entre si. Consegue perceber como saber o outro lado da moeda também ajuda?
É disso que se trata oModelo Associativo, ou seja, como o nome sugere eletrabalha com associações. Se no caso do nosso exemplo você pesquisar pelas filiais que mais vendem, pelo modelo associativo a pesquisa pode apresentar também os produtos vendidos em cada filial, bem como as filiais que têm o desempenho mais baixo.

 

Desse modo, você não precisa ficar fazendo diferentes pesquisas. Ou, ainda, não corre o risco de ter informações incompletas. Isso é possível porque,ao contrário de ferramentas baseadas em SQL, as baseadas no Modelo Associativo transmitem dados de variadas fontese o resultado da pesquisa apresenta dados em diversas direções (da filial que mais vende a que menos vende, com seus respectivos produtos, por exemplo).

 

Como conseguir utilizar o Modelo Associativo?

A Plataforma Qlik faz uso do Modelo Associativo. Então, toda vez que um usuário fizer uma pesquisa noQlikViewouQlikSense, um algoritmo associativo responde instantaneamente, sempre fazendo associações de múltiplas bases de dados/arquivos.

 

Tendo um feedback em tempo real, o usuário consegue pensar em novas questões e explorar ainda mais a análise. Com o poder da informação em mãos, as tomadas de decisão serão ainda mais precisas, concorda?

 

Caso você queira entender melhor como isso funciona, recomendamoseste vídeo(em inglês). Tambémfique à vontade em falar conosco.Será um prazer ajudá-lo.

Considere oQlik Sensecomo ferramenta deBusiness Intelligence, seja mais estratégico na suagestão empresariale tome as decisões certas em sua organização