Retenção de funcionários e diminuição do turnover são uma das grandes preocupações dos gestores. Não necessariamente de Recursos Humanos, mas de todos os gestores. Afinal, ninguém deseja que um funcionário treinado deixe sua equipe, principalmente se esse funcionário for um grande talento.

 

Qualquer investimento nessas duas vertentes é certo que resultados positivos serão colhidos pela empresa e por isso, o Recursos Humanos, ao longo dos anos, vêm se reinventando e uma das sacadas é utilizar a Inteligência Artificial.


 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tem gerado uma evolução muito grande no mundo dos negócios, confira mais aqui. Se engana quem pensa que Inteligência Artificial é o futuro, pois na verdade é o presente e, principalmente, não é só uma vantagem das empresas de tecnologia, mas sim, de todas as empresas.

 

A Inteligência Artificial utiliza de dados históricos para aprender. Com essa experiência passada, aprendizado, é possível projetar probabilidades futuras. Agora, como isso ajuda a retenção de talentos e diminuição de turnover?

 

Recursos Humanos e Inteligência Artificial

Os Recursos Humanos mais estratégicos estão em constante contato com os funcionários. Buscam sempre conhecer as opiniões dos funcionários sobre o ambiente corporativo, clima organizacional, avaliações de desempenhos, satisfação com a empresa e outros dados e feedbacks.

 

Esses dados são excelentes insumos para a Inteligência Artificial. Ao longo do tempo, a Inteligência Artificial vai aprender os principais aspectos que fazem os funcionários a optarem por deixar a empresa.

 

Então, a Inteligência Artificial, usa desse conhecimento para prever, ou melhor, projetar probabilidades de um determinado funcionário deixar a empresa.

 

Veja. Não estamos falando de achismos, mas sim de dados concretos e coletados. A Inteligência Artificial levará em consideração dados históricos e dados atuais dos funcionários. As pesquisas realizadas constantemente pelo Recursos Humanos serão o grande gerador de conhecimento da Inteligência Artificial.


 

Trabalhando na retenção de talentos e diminuição de turnover

Imagine você, gestor da sua equipe e/ou gestor do Recursos Humanos, ter em mãos um relatório dizendo que determinado funcionário tem uma grande probabilidade de deixar a empresa. O quão relevante seria essa informação para você lidar com essa situação?

 

Muito relevante, não é mesmo?

 

Com esses dados você consegue dar uma atenção e ter um tratamento muito mais customizado com essa pessoa.

 

Conheça mais sobre o indicador de turnover e outros indicadores de RH em nosso white paper.


 

Outras descobertas com visualização de dados

Outra possibilidade é ir ainda mais longe. Ao invés de ter um relatório estático, ter uma visualização de dados, onde você poderá explorar essas informações de maneira muito mais dinâmica e eficiente.

 

Fazer descobertas ao longo do tempo de quando um determinado colaborador estava ao ponto de deixar a empresa e se houve uma mudança nesse sentimento.

 

Acredito que já deu pra você ter uma idéia do potencial da Inteligência Artificial quando aplicada para esse objetivo e também da chance exploratória que a visualização de dados traz.

 

Considere o Qlik Sense como solução de visualização de dados alinhada à Inteligência Artificial.