Empresas podem melhorar a jornada do seu cliente a partir do uso do Qlik GeoAnalytics e alavancar o seu negócio

Ter um olhar cuidadoso para a jornada do cliente é um pressuposto básico para que as empresas consigam atender às expectativas do consumidor. É necessário observar todo o percurso que o cliente faz para adquirir certo produto ou serviço. Um negócio de sucesso entende as dores do cliente, dá informações sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo e faz esta entrega de modo satisfatório. E para examinar e ajudar as empresas neste processo, o uso de ferramentas é extremamente útil. Saiba como os insights do Qlik GeoAnalytics podem influenciar na jornada do cliente neste post da Paralelo CS.

O que é e como funciona o Qlik GeoAnalytics?

O Qlik GeoAnalytics é uma poderosa ferramenta baseada na tecnologia de geoprocessamento e mapas eletrônicos. A popularização do uso de aplicativos de navegação GPS nos smartphones, os check-ins virtuais e outras tecnologias mobile aumentaram o volume de dados geográficos. Tendo em vista este cenário, surgiu a necessidade de uma ferramenta para extrair insights deste tipo de dado.

A partir da utilização do Qlik GeoAnalytics é possível revelar informações geoespaciais importantes e fazer relacionamentos geográficos que serão essenciais para tomada de decisões relacionadas à localização. O Qlik GeoAnlytics gera mapas interativos com diversas camadas e que podem ser aprofundados.

Além disso, o usuário pode combinar dados geoespaciais ou dados geográficos em combinação com dados não geográficos em sua análise. Deste modo, o usuário pode identificar relacionamentos geográficos que farão a diferença para o seu negócio.

Como o Qlik GeoAnalytics ajuda empresas a melhorar a jornada do cliente

A utilização do Qlik GeoAnalytics permite que as empresas tomem as melhores decisões no que se refere à localização. Isto acontece porque a visualização de informações em mapas oferece insights que podem não ser percebidos na observação de tabelas e gráficos. Mas como o Qlik GeoAnalytics pode melhorar a jornada do cliente?

A partir dos insights advindos do Qlik GeoAnalytics, as empresas podem tomar decisões a respeito ou aprimorar:

-  A logística: com este tipo de informação a sua organização pode contratar empresas para entrega dos seus produtos que fiquem mais próximas de onde mora a maioria dos seus clientes. Deste modo, são reduzidos os custos da organização e o cliente recebe mais rápido a sua mercadoria;

-  Instalação de lojas que estejam mais perto do seu público-alvo: com os dados geográficos é possível saber onde os seus clientes moram e a demanda exata pelo seu produto em determinada região. Assim, a sua empresa pode escolher de modo mais seguro em que locais novas lojas precisam ser inauguradas;

-  Elaboração de estratégias de marketing mais focadas em um público específico: com este tipo de dado é possível identificar quais as áreas mais carentes em determinado tipo de serviço. As organizações podem traçar estratégias de marketing voltadas para clientes em potencial que moram nestas regiões;

-  Entre outros.

Vale ressaltar que de nada adianta oferecer um produto ou serviço de excelência se a entrega é demorada ou o atendimento é ruim. O cliente deve ter uma jornada que proporcione a ele uma boa experiência em todos os aspectos. O site da empresa deve ser claro e objetivo, a loja tem que ser organizada e prestar um bom atendimento. Além disso, é necessário entregar o produto na data acordada. As empresas devem cumprir o que prometem ao consumidor e ir além da oferta de produtos ou serviços de qualidade. Somente deste modo é que as organizações conseguem se destacar no mercado.