Toda empresa sólida, competitiva e de sucesso nos tempos atuais, reservam uma grande parte do tempo de seus gestores, executivos e consultores para elaborar o planejamento empresarial da empresa. Dizer onde a empresa está situada no mercado, onde ela quer chegar e qual o caminho a ser percorrido.

Planejamento este que, transforma a visão e missão em objetivos estratégicos e criam um caminho de atividades a serem concluídas por pessoas. Os objetivos estratégicos somente são alcançados quando as pessoas atingem o sucesso em suas atividades.

Existe uma série de variáveis que influenciam no sucesso das pessoas, mas a mais importante está contida nas responsabilidades do RH Estratégico.

 

“Acredito que a diferença vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode frequentemente ser atribuída à questão de até que ponto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantém direcionada em torno de um mesmo Objetivo?"

Thomas J. Watson Jr.

O que é RH estratégico?

O RH estratégico é aquele que consegue estar alinhado e falar a mesma língua da área de negócio. Estar conectado aos objetivos estratégicos da empresa, fazer parte integrante do planejamento empresarial e aplicar suas iniciativas conforme o plano de curto, médio e longo prazo.

Colocando em linhas gerais, o RH estratégico é aquele que contrata e desenvolve pessoas visando as demandas requeridas nos objetivos estratégicos da empresa. É aquele que gerencia seus recursos priorizando os de maior impacto na sustentabilidade do negócio. É aquele que entende o clima organizacional e lapida para que o ambiente esteja em harmonia com a estratégica e possibilite e motive a realização das atividades pelas pessoas.

RH estratégico na prática

O RH estratégico precisa atuar no sentido de gerar valor no que é reconhecidamente vital para o sucesso da organização. Muito se falou nesse artigo em pessoas, então como o RH estratégico tem papel fundamental nisso, ou seja, talentos.

Talentos

O RH estratégico é peça primordial na retenção, capacitação e contração de talentos para a organização. Talentos esses que irão fazer toda a diferença para a companhia alcançar seus objetivos estratégicos. Eles serão os grandes responsáveis na conclusão das tarefas chaves para sucesso dos objetivos.

Tais talentos precisam estar motivados, capacitados e evoluindo cada vez mais conforme as necessidades do planejamento empresarial. Cabe ao RH estratégico acompanhar e medir todo esse ciclo. Diagnosticar a necessidade de novos treinamentos, capacitações, mudanças na política salarial e benefícios, visando retenção e atração de talentos, propor planos de ações e outras iniciativas vitais para o alcance dos objetivos.

RH estratégico fazendo a diferença

O RH estratégico precisa criar mecanismos e métricas para gerir sua iniciativas e fazer a diferença na organização. Quando se fala em Talentos, logo, competência e capacitação são os item da vez. Cada vez mais as empresas estão utilizando padrões como o CHA (Competência, Habilidade e Atitude) que auxiliam na avaliação de seus talentos. Com esse ideograma é possível identificar as competências dentro da empresa e quais competências precisam ser desenvolvidas para alcançar os objetivos estratégicos. Ter algo como uma plataforma que traduza e cruze todos esses dados se torna importante para a identificação de desvios e planos de ações.

 

Funcionario_Cha.png

Com as competências requeridas para conclusão dos objetivos estratégicos, fica mais claro identificar quais iniciativas o RH precisa tomar na capacitação de seu talentos. Importante também identificar os treinamentos programados para os talentos e quais competências ainda não tiveram nenhuma ação de melhoria.

O RH Estratégico precisa estar olhando para a empresa como um todo e acompanhar a evolução de seus talentos em todas as áreas de negócio. Garantir que a empresa possui uma equipe capacitada o suficiente para concluir as tarefas e alcançar os objetivos estratégicos.

 

treinamento.png

 

Indicadores como esses são de suma importância para a identificação por parte do RH, se as iniciativas estão sendo realizadas. Se é necessário uma mudança de curso, um novo programa de capacitação ou até mesmo uma ação mais brusca para atender as necessidades do negócio.

Possuir uma plataforma que suporte, auxilie e gere todas essas informações é vital para o sucesso de um RH estratégico. Um sistema de BI (Business Intelligence) consegue suportar toda essas informações. Demonstrar a evolução das iniciativas e até projetar para períodos futuros a fim de identificar tendências.

Considere o Qlik Sense como plataforma de Business Intelligence e seja mais estratégico para sua organização.