Estudando cada área de conhecimento do guia PMBOK e entendendo o método da dinâmico da Startup Enxuta (Lean Startup), é de fácil conclusão que ambos podem sim serem utilizados em conjunto, mas é preciso realizar alguns ajustes de cultura e procedimento.

 

O método da Startup Enxuta (Lean Startup) coloca a disposição do empreendedor diversos processos e maneiras de trabalho para que o produto seja construído o mais rápido possível e validado com o cliente o quanto antes. Muitos executivos que abordam esse tema comentam que todo início de projeto o melhor a se fazer é errar o quanto antes. Ao errar, a equipe fica ciente do caminho a corrigir e assim fica mais próxima do sucesso. Eric Ries, autor do livro Startup Enxuta (Lean Startup), define esse passo como construir-medir-aprender, assim a criação de um produto mínimo viável, ou, MVP (minimum viable product), é de suma importância para realizar esse processo de feedback.

 

Quando se olha para o guia PMBOK, com a ótica do método da Starup Enxuta (Lean Startup), se enxerga o ciclo de vida adaptativo. O ciclo de vida adaptativo promove uma iteração dos cinco grupos de processos, Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento, em todas as fases do ciclo de vida do projeto.


 

                           

            

                

                    

                        

Figura 1 - Processos de Gerenciamento de Projetos

                    

Supondo um exemplo de um projeto qualquer com cinco fases, a adoção do ciclo adaptativo fez com que todos os grupos de processos fossem executados em todas as fases e na fase de Liberação, os grupos de processos foram executados mais de uma vez. Dessa forma, todo o ciclo de feedback, construir-medir-aprender, foi se realizando, erros sendo identificados desde do início e assim o projeto está mais próximo de alcançar seu objetivo.

Figura 2 - Projeto com um ciclo de vida adaptativo

                

                            

O grande ajuste que precisa fazer para que o guia PMBOK seja usado em conjunto do método da Startup Enxuta é, nada mais, que uma mudança de paradigma na maneira de trabalhar com o guia. Criar grandes e longos planejamentos, longas etapas de execução, e somente próximo ao final é que o cliente terá um produto funcional ou um produto que se assemelha ao que será entregue, ao invés disso, fazer pequenos planejamentos, execuções rápidas, criação do mais cedo possível do produto mínimo viável, e assim completar o ciclo de feedback construit-medir-aprender com seu cliente. Essa mudança aumentará muito a probabilidade de sucesso de seus projetos.