Cálculo de lead time permite uma visão ampla do negócio que é crucial para elaborar um planejamento eficiente. Método possibilita uma maior produtividade sem desperdícios e com custos reduzidos

O gerenciamento de lead time é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O seu controle influencia diretamente na produtividade da organização e na maneira como ela é vista pelos clientes. Mas você sabe o que é lead time? Descubra a resposta neste artigo da Paralelo CS e alavanque o seu negócio!

O que é lead time?

O ditado "tempo é dinheiro" faz todo o sentido quando o assunto é lead time. O lead time é o tempo total gasto para transformar a matéria-prima em um produto acabado. Ele abrange o intervalo entre o momento em que o cliente fez o pedido até a entrega do produto ou serviço. Este termo é bem amplo, pois engloba todo o processo produtivo da empresa, o que significa falar de estoques, logística, entre outros aspectos importantes. Por isso, falar de gerenciamento de lead time demanda organização e planejamento.

Como calcular o lead time?

A primeira tarefa é listar todos os itens requeridos para a fabricação do seu produto. Em seguida, descubra qual o tempo exato para a obtenção de cada um deles. Cabe destacar a dependência de fornecedores, o transporte de insumos e a ocorrência de imprevistos.

Agora, calcule quantas horas ou dias são necessários para que o produto seja fabricado ou o serviço seja completado. Por último, acrescente o tempo referente à espera dos clientes para receber o produto ou prestação do serviço oferecido pela sua empresa. Pronto! Este total é o seu lead time!

Ter conhecimento sobre o seu lead time é essencial para não frustrar as expectativas do consumidor. Nenhuma empresa consegue conquistar um cliente e manter uma relação de confiança com ele se não entregar um produto ou serviço de qualidade na data estipulada.

Como o gerenciamento de lead time pode estimular a sua produtividade?

O gerenciamento eficiente do lead time traz diversos benefícios que melhoram a produtividade das empresas. Redução de custos, tempos de resposta mais rápidos, mais qualidade e maior satisfação do cliente são alguns exemplos. Todos estes fatores influenciam diretamente no ganho de produtividade.  

O estabelecimento e gerenciamento do lead time permite que o negócio seja visto com um todo. Deste modo, é possível identificar "gargalos" na produção, detectar desperdícios e otimizar processos. Quanto mais rapidamente a empresa consegue produzir e entregar produtos de qualidade, mais ela melhora a sua produtividade.

Vale ressaltar que respeitar prazo e ser fiel ao lead time são princípios que devem nortear o trabalho de qualquer organização. Estes pontos são imprescindíveis, pois transmitem confiança para os consumidores e agregam valor à sua marca.

Gostou deste artigo e quer conhecer ferramentas e produtos que podem auxiliar no estímulo à produtividade da sua empresa? Acesse outros conteúdos aqui no blog da Paralelo CS e saiba quais são as principais tendências na área de extração e análise de dados.