Não é difícil ver empresas se confundirem entre relatórios e análises. Algumas investem  em ferramentas analíticas complexas quando o que realmente precisam é agilizar o processo de criação de relatórios. Outras buscam geração de relatórios quando necessitam uma análise profunda dos seus dados.

 

A realidade é que relatórios e análises são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, desenvolver e integrar ambos é fundamental para garantir que eles se completam de uma forma que gerem resultados valiosos ao negócio.

 

Explicamos um pouco mais as diferenças entre relatórios e análises, bem como estratégias para combinar os dois e gerar mais valor a sua empresa.


 

Definição de Relatório

 

Relatório é uma maneira simples de fornecer informações sobre o que está acontecendo em seu negócio. Relatórios bem estruturados permitem que os membros da equipe possam, rapidamente, avaliar indicadores de resultados e desempenho, e identificar áreas que requerem atenção adicional. Bons relatórios permitem fazer as perguntas certas sobre o seu negócio.

 

Definição de Análise

 

Análise, ajudam a responder a essas perguntas, permitindo um olhar profundo em seus dados para entender as causas raiz por trás dos indicadores de resultados e desempenho. Enquanto relatórios fornecem uma visão ampla de indicadores, a análise permite se aprofundar nos dados gerando informações valiosas.


 

Esforço empreendido em ambos

 

Muitas empresas utilizam os primeiros dias do mês e as primeiras semanas de seu trimestre para montar relatórios, utilizando por vezes, muitos colaboradores nessa missão. Relatórios levam tempo para serem confeccionados. Temos diversos casos de clientes que perdem horas na compilação de dados no Excel, alinhando colunas e linhas para gerar todos os seus dados, gráficos e indicadores.

 

Análise requer mais energia do que tempo. Uma análise bem sucedida é aquela que há um aprofundamento através dos dados para encontrar oportunidades de negócios e áreas que necessitam de melhorias. Ela exige a motivação para encontrar insights ocultos. Isso também leva tempo, mas é significativamente mais valioso do que somente relatar. O processo pode ser acelerado especialmente se ele é apoiado por relatórios detalhados.

 

Relatórios são urgentes; O desafio é o conflito clássico do urgente versus importante. A empresa necessita de relatórios em um determinado horário que  devem ser produzidos em conformidade. A análise é importante, porque muitas vezes envolve ir um pouco além para encontrar os insights ocultos, raramente há a mesma urgência em realizar análises do que  criar relatórios. Sem um planejamento cuidadoso, os relatórios, muitas vezes excluem a análise.

 

“Relatórios são urgentes, mas a análise é importante. Eles devem trabalhar em conjunto para um negócio bem gerido.”

 

Como evitar que a demanda por relatórios diminua o tempo para realizar análises? A resposta é simples: automação. Os relatórios devem fornecer a mesma informação no mesmo formato a cada mês, semana ou dia. Automatizar relatórios padrão é o caminho mais seguro de liberar tempo para se concentrar em análises.


 

Características

 

Relatórios não são assustadores, sejamos honestos. São frustrantes, demorados e chatos. Se você passar dez horas trabalhando em um relatório, o relatório fica concluído. É uma forma segura de passar o seu tempo e você ainda tem algo novo para mostrar no final do dia.

 

Análises, por outro lado, são assustadoras. Elas exige pensamento inovador, antecipação de resultados futuros, a confiança para lutar por mudança e inovação, e a dedicação à criação de impacto. Se você passar dez horas em análises, não há garantia de que você vai ter uma resposta.

 

As empresas frequentemente estão ocupadas e muitas vezes pressionadas a ação imediata, apagando incêndios corriqueiros, tendo a tendência para seguir o caminho mais fácil e familiar com relatórios. Com isso a empresa se resume em passa o tempo produzindo relatório de vendas, um após o outro, ao invés de tentar realmente analisar o que está acontecendo e fazer a diferença.

 

Além disso, frequentemente encontramos equipes de análise que estão relutantes para automatizar relatórios, porque eles acreditam que os relatórios criam segurança no emprego para eles. No entanto, uma pessoa que constantemente encontra oportunidades para melhorar o desempenho do negócio, é muito mais valiosa do que um analista que apenas constrói relatórios a cada mês.

 

Informações Valiosas

 

Relatórios levantam questões. Análises respondem. Ambos são importantes, e você não pode ter um sem o outro. No entanto, as empresas obtém o máximo desses processos quando eles estão integrados.

 

Muitas vezes encontramos empresas que não conseguem aplicar este princípio básico. Eles adotam poderosas plataformas analíticas, mas usam processos independentes para gerar relatórios padrão para o negócio, as vezes com relutância compreensível para mudar seu formato de relatório familiar.

 

“Relatórios levanta questões. Análise responde. Você não pode ter um sem o outro.”

 

Isso torna mais difícil responder perguntas. Em alguns casos, os dados para a análise se encontram em banco de dados diferentes, o que torna difícil ou impossível cruzar informações. Um sistema integrado para relatórios e análises elimina esse obstáculo e permite análises e relatórios para trabalhar juntos sem problemas.

 

Qlik Sense é a resposta

 

Qlik Sense oferece toda as ferramentas para criação de relatórios e automatização deles com o NPrinting. Com ele é capaz de buscar dados de diferentes banco de dados, diferentes aplicações, dados na Web ou em planilhas, sendo dados internos ou externos à organização, dessa forma, o Qlik Sense, possibilita o cruzamento de todos os dados para uma análise mais profunda e completa.

 

Qlik Sense permite uma profunda compreensão de todos os dados da empresa, incentiva o questionamento e auxilia a encontrar todas as respostas com sua análise preditiva.

 

Através de Qlik Sense, gestores, executivos e tomadores de decisões, podem construir seus próprios relatórios com alguns cliques, trazendo a tona todas as informações que realmente sejam relevantes.

 

Não desperdice seu tempo criando relatórios padronizados todo o mês, dia ou semana. Utilize esse tempo para explorar os dados, faça descobertas, descubra insights que lhe permitam solucionar problemas, e deixe para o Qlik Sense o trabalho de gerar relatórios padronizados e atualizados em tempo real.

 

Tome decisões inteligentes baseada em análise de dados.


 

  • Compreenda os detalhes mais profundos do seu negócio, explore dados complexos e visualize informações importantes.

  • Integração com os principais bancos de dados.

  • Análise colaborativa.

  • Mobilidade, entre em qualquer dispositivo smartphones, tablets, com uso da Cloud. Tenha todas as informações em qualquer lugar que esteja.

  • Segurança e governança dos dados.

  • Qlik Sense® é projetado para uso individual, em grupo ou em organizações.

  • Construa de forma simples painéis analíticos, gráficos, tabelas, painéis, mapas e outras formas de visões.