Princípios da Inteligência Artificial e do Machine Learning guiam funcionamento de ferramenta Qlik da Paralelo CS

Termos como Inteligência Artificial e Machine Learning são cada vez mais recorrentes quando o assunto é o sucesso dos negócios. Mas você sabe a diferença entre eles? A Paralelo CS explica neste post o que cada um destes termos significa, como eles podem ser cruciais para a estratégia da sua empresa e te indica algumas ferramentas inovadoras de destaque no mercado, como a Qlik.

O advento da tecnologia e sua evolução provocaram uma transformação profunda na sociedade, o que compreende mudanças na interação entre as pessoas e, principalmente, no modo de consumir. Com o surgimento de clientes cada vez mais exigentes, as empresas precisaram se atualizar e adequar seus produtos e serviços para este novo consumidor. Por isso, um perfil mais robusto sobre o cliente teve que ser traçado a fim de satisfazer as suas expectativas e gerar valor para os produtos e serviços prestados pelas organizações de diversos segmentos. E é nesta conjuntura que a análise de dados se tornou primordial para o sucesso dos negócios e suscitou a Inteligência Artificial e o Machine Learning.

 

O que é a Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que tem como principal objetivo desenvolver mecanismos e dispositivos que tenham a capacidade de simular o raciocínio humano em computadores, de fazer com que as máquinas criem análises e ofereçam respostas. A utilização da Inteligência Artificial confere uma maior assertividade para as empresas, pois através dela é possível estudar os dados históricos dos clientes, como a ocorrência de reclamações e última compra realizada, encontrar padrões, oferecer insights importantes para os tomadores de decisões, entre outros dados. Deste modo, as organizações conseguem prestar serviços e conceber produtos mais personalizados para os seus clientes.

As organizações podem usar a Inteligência Artificial para uma infinidade de objetivos, como a mineração de dados sociais, o gerenciamento de relacionamento com o consumidor (Customer Relationship Management), a otimização de processos, etc.

 

E o Machine Learning?

O Machine Learning é uma linha específica da Inteligência Artificial que remete ao treinamento de máquinas para que elas aprendam com os bancos de dados criados. Após a execução de modelos estatísticos e softwares, a máquina se torna capaz traduzir estes dados, realizar tarefas, crescer, mudar e se desenvolver sozinha. O Machine Learning projeta algoritmos que analisam automaticamente uma grande quantidade de dados e consegue solucionar problemas e dúvidas. Mas vale destacar que o êxito da aplicação do Machine Learning depende também de uma boa estratégia de negócios.

Através da aplicação do Machine Learning é possível fazer previsões sobre vários assuntos, como o filtro de e-mails de acordo com seu conteúdo, análise de interesses dos clientes de uma loja ou site, entre outros.

 

Paralelo CS une Inteligência Artificial e Machine Learning com o poder analítico do Qlik

Consultoria empresarial especializada em inteligência de mercado, Business Intelligence e Advanced Analytics, a Paralelo CS oferece soluções inovadoras e efetivas para organizações que desejam impulsionar o seu negócio com foco na experiência do cliente. Através do uso de ferramentas como a Qlik e Machine Learning, a Paralelo CS possibilita a mudança na cultura das empresas, que se voltam para decisões inteligentes por meio do exame de painéis analíticos.

Inteligência Artificial e Machine Learning extraem informações valiosas de grandes volumes de dados, mas todos esses insights precisam ser apresentados para nós, seres humanos, tomarmos as decisões. É com esse propósito que a inclusão do Qlik nesse processo se torna um grande diferencial.

A Qlik é uma ferramenta de Business Intelligence que proporciona a compreensão e exploração de todos os dados relevantes de uma empresa, os quais são transformados em indicadores exibidos em painéis analíticos. Assim, as estratégias podem ser elaboradas com mais segurança, já que as decisões passam a ser tomadas com base em um conhecimento profundo sobre o cliente.

A Qlik é um software fácil de implementar e possui um portfólio completo para soluções analíticas com produtos como o Qlik Sense, Qlik Printing e o QlikView. Eles permitem a conexão e extração de dados, a criação de dashboards interativos, a distribuição de relatórios estatísticos, entre outras vantagens. Entre em contato com a Paralelo CS, conheça as especificidades de cada um deles e saiba qual é o mais adequado para o seu negócio!