Grandes gestores utilizam relatórios para tomada de decisão. Isso é tão certo quanto 1+1= 2. O ponto que quero abordar neste artigo é outro. Grandes empresas são norteadas por centenas de gestores. Cada um com sua área e suas necessidades. Como suprir essa demanda?

 

O grande desafio das grandes empresas é suprir seus gestores e decisores com informações úteis, em tempo hábil e, mais importante, nem em excesso, pois atrapalha a tomada de decisão e nem em escassez, pois a falta de dados não dá a visão do todo. Esse é o desafio e aqui temos uma excelente solução.

 

Com esse desafio em mente foi que os engenheiros da Qlik criaram uma solução para atender essa necessidade.

Newsstand

A Qlik desenvolveu um portal chamado de Newsstand. A tradução livre para o português representa um pouco sobre a funcionalidade. E a ideia é essa mesma. Uma banca de jornais. No caso, uma banca de relatórios.

 

Os diversos gestores de sua empresa, precisam de relatórios e informações para tomar decisões. Alguns precisam de dados de vendas e financeiros, outros de vendas, RH, finanças e controladoria. Já outros somente de RH. E essa diversidade de necessidade de dados só agrava com o crescimento da empresa.

 

O esforço em criar diversos relatórios para cada necessidade se torna inviável e as equipes de TI ficam extremamente atarefadas. O resultado disso é: A necessidade de dados da área de negócio não é atendida e o gargalo fica com TI.

 

O Newsstand da Qlik, resolve esse problema. Com essa funcionalidade, sua equipe de TI publica relatórios em um portal. Deixa esses relatórios disponíveis para os gestores “assinarem” e receberem conforme a necessidade.

 

Não te falei que o conceito era igual a uma banca de jornal? E essa é a beleza do newsstand.

 

Os gestores podem “assinar” quantos e quais relatórios eles precisarem, assim eles mesmo avaliam se é informação em excesso ou não.

Governança e Segurança

Além disso, os relatórios do newsstand possuem um forte implementação de governança e segurança. Se o gestor da área X não pode ver dados Y’s, ele simplesmente não verá. Tudo isso configurado e gerenciado pelo Qlik NPrinting. Falaremos mais sobre o Qlik NPrinting mais abaixo.

 

A governança e segurança dos seus dados estará segura e você atinge seu objetivo de distribuição de relatórios.

 

Qlik NPrinting

O newsstand é uma funcionalidade do Qlik NPrinting. O Qlik NPrinting é uma solução exclusivamente dedicada a geração e distribuição de relatórios analíticos. Seu objetivo principal é levar dados e informações a todos da empresa. Levar o conceito de data driven business adiante.

 

Com o NPrinting é possível a criação de relatórios nos mais variados formatos: PDF, Word, Excel, HTML e PowerPoint. Novamente, a ideia é levar informação a todos. Vejam que esse é o grande segredo de empresas que altamente inovadores como você pode ver neste outro artigo que escrevi.

 

Além do newsstand que ao meu ver é fantástico. O Qlik NPrinting também tem outras funcionalidades. Uma das que eu mais gosto é tornar a solução de Business Intelligence pró-ativo. Isso mesmo! O Qlik NPrinting tem o poder de avaliar diversos KPI’s e notificar os responsáveis de acordo com alguma situação, mas isso é assunto para outro artigo.

 

Confira nesse vídeo, o que mais o Qlik NPrinting pode fazer por sua empresa.

 

Qlik Sense e QlikView

O Qlik NPrinting não funciona sozinho. Ele é uma extensão de uma solução de Business Intelligence. No caso, ele é totalmente integrado ao Qlik Sense e ao QlikView.

 

Todas as suas análises criadas no Qlik Sense ou QlikView, podem ser acessadas, monitoradas e distribuídas pelo Qlik NPrinting.

 

Veja como todo o ambiente se comunica. Você tem uma solução de BI, reativa, ou seja, o gestor precisa fazer perguntas ao BI. Com o NPrinting, você transforma isso em pró-ativo, ou seja, o gestor recebe notificação quando há algum fato relevante. E por fim, você permite que todos os demais gestores “assinem” e se mantenham atualizados das informações necessárias para que eles tomem decisões baseadas em dados. Tudo isso muito bem gerenciado e com alta disponibilidade.


Te convido a saber mais sobre o Newsstand e o Qlik NPrinting e também sobre o Qlik Sense e QlikView.