Hoje em dia, muitas empresas desejam adotar uma estratégia de nuvem que seja eficiente e que permita a utilização de vários serviços simultaneamente. Tendo em vista esta demanda, a Paralelo CS te apresenta as principais vantagens que a sua organização pode obter com o uso do Qlik Multicloud. Descubra neste artigo como a tecnologia em nuvem proporciona um ambiente mais flexível e oferece uma maior liberdade para o usuário.

No início deste mês os Estados Unidos sediaram o Qlik Qonnections 2019. Durante a conferência global da Qlik, o CEO da empresa destacou a importância do desenvolvimento de soluções que incorporem a estratégia de nuvem. De acordo com uma reportagem publicada pelo portal TI Inside Online, o CEO da Qlik ressaltou que todas as ferramentas analíticas e as novas soluções baseadas em Inteligência Artificial, Streaming, Internet das Coisas (IoT) estão disponíveis em multicloud no modelo SaaS (software como serviço). Segundo o executivo da companhia, a Qlik se transformou em "Cloud-First".  Mas ainda fornece opções de implantação estendida disponíveis sob modelo de licença única, dando flexibilidade e escolha ao cliente.

Qlik Multicloud: quais são seus impactos na estratégia de nuvem?

O Multicloud possibilita que sua estratégia de nuvem conte com a utilização de, pelo menos, dois ambientes de nuvem ao mesmo tempo. Este modelo permite que empresas e usuários administrem serviços em nuvens de muitos parceiros. Neste processo estão envolvidos diversos provedores.

O Qlik MultiCloud garante que as empresas tenham acesso a seus dados e análises em tempo real. Por meio de sua utilização, os tomadores de decisão conseguem visualizar insights rapidamente em diferentes ambientes e plataformas. O uso do Analytics na nuvem, por exemplo, confere mais escalabilidade para o negócio.

Benefícios proporcionados pelo Qlik Multicloud para sua estratégia de nuvem

O Qlik Multicloud oferece uma série de vantagens para as empresas e usuários que o implementam em sua estratégia de nuvem. A Paralelo CS enumera algumas delas abaixo:

1 – Autonomia:

A utilização do Qlik Multicloud garante mais autonomia para as empresas. Isto acontece porque as organizações se relacionam livremente com os provedores que contratam. Além disso, ele impede o lock-in, que ocorre quando o negócio é usuário de um provedor único. Deste modo, somente este provedor define a performance e os serviços que serão oferecidos para o cliente da empresa.;

 

2 – Flexibilidade:

Ao usar os serviços de diferentes provedores, as empresas podem escolher quais deles melhor atendem às suas necessidades. Ainda é possível combinar os serviços de provedores para aprimorar o seu negócio. Além disso, a solução multicloud da Qlik permite que a empresa escolha onde os dados devem ficar e as análises serão feitas. Assim, os usuários podem acessar as informações com facilidade, seja localmente (on premises) ou na nuvem;

 

3 – Mais segurança:

A utilização de mais de um provedor é uma vantagem quando o assunto é segurança. Pois, os usuários têm a sua disposição sistemas de segurança diferenciados que são provenientes da combinação de provedores distintos;

 

4 – Redução de riscos:

O Qlik Multicloud ajuda na redução de riscos, pois afasta possíveis ameaças digitais que prejudiquem as operações da empresa.

 

 5 – Aprimoramento da infraestrutura:

Ao selecionar os provedores que mais se adequam ao negócio, as empresas conseguem otimizar a sua infraestrutura de acordo com seus objetivos.