A aplicação do Hadoop a fim de complementar a utilização do Analytics Big Data possibilita que as empresas consigam organizar e analisar dados provenientes de múltiplas fontes

A elaboração de estratégias baseadas em dados se tornou imprescindível para que as empresas consigam se destacar no mercado. Muitas organizações já utilizam as informações advindas do Analytics Big Data para extrair insights valiosos para os seus negócios. Entretanto, a busca por mecanismos eficientes para armazenar e analisar este imenso volume de dados é constante. Um dos softwares mais eficazes neste aspecto é o Hadoop. Confira neste post da Paralelo CS como usar o Hadoop em prol do Analytics Big Data.

O avanço constante da tecnologia fez com que as empresas tivessem acesso a uma enorme quantidade de informações. Estes dados, por sua vez, foram transformados em matéria-prima pelas organizações para conceber efetivas estratégias de negócios. A partir deste precioso material, as empresas conseguiram otimizar seus processos de produção, entender o comportamento dos seus clientes, estudar os passos da concorrência, oferecer serviços personalizados, entre outros benefícios.

O que é o Analytics Big Data?

O Analytics Big Data é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de alto desempenho. O conceito diz respeito ao cruzamento de uma ampla gama de informações extraídas do ambiente online e offline. Com base neste material, as empresas conseguem tomar de decisões gerenciais com mais segurança.

Mas você sabia que a utilização do Analytics Big Data conjugada com o emprego do Hadoop pode ser crucial para a criação de uma estratégia poderosa?

Conheça o Hadoop e saiba como usá-lo em prol do Analytics Big Data

O Hadoop é uma estrutura de software open source para armazenamento de dados com licenciamento da Apache Software Foundation. Ele apresenta um sistema de arquivos eficiente e um armazenamento massivo de dados de qualquer tipo. Mas uma de suas principais características é a capacidade de lidar com variadas tarefas e trabalhos simultaneamente.

O Hadoop é um ótimo aliado para exploração do Analytics Big Data. Ele possui um excelente poder de processamento de grandes volumes de dados e ainda executa aplicações em clusters de hardwares comuns. Estes clusters podem conter inúmeras máquinas, com cada umas delas conservando as suas capacidades de processamento e armazenamento locais. Assim, o Hadoop oferece serviços de alta disponibilidade com base em grids de computadores. Não há dependência de um único hardware, discos sólidos de alto desempenho ou servidores com configuração de CPU e memória high-end. Além disso, o sistema do Hadoop tem proteção contra falhas de hardware. São feitas várias cópias de todos os dados e estes são armazenados automaticamente.

Ao organizar o imenso volume de informações extraído das mais diversas fontes, o Hadoop possibilita que as empresas atribuam valor a estes dados de acordo com as suas estratégias.

Vale destacar também que o Hadoop é uma alternativa muito econômica para as organizações. Ele é open source e foi construído para escalar sua arquitetura de forma a manter disponível a base de dados de uma organização para uso no futuro.