O advento da 3ª geração do Business Intelligence chegou para empoderar ainda mais os usuários de negócio através da democratização de dados. Máquinas e plataformas mais potentes e desenvolvidas possibilitaram a construção deste novo cenário em que os usuários da organização podem fazer descobertas reais sobre o negócio rapidamente. Saiba o que é a 3ª geração do BI neste post da Paralelo CS e conheça sua linha evolutiva!

Como eram caracterizadas as gerações do BI anteriores?

O Business Intelligence se desenvolveu ao longo dos anos e foi incorporando técnicas e recursos para transformar negócios através dos dados. As primeiras versões de softwares de BI eram direcionadas para profissionais da área de Tecnologia da Informação e especialistas em mineração de dados. Geralmente, o foco eram os dados estruturados e armazenados em sistemas tradicionais. Os relatórios gerados eram estáticos e somente poucos profissionais conseguiam "decifrar" os softwares.

A segunda geração de BI já trouxe o Business Intelligence orientado para o usuário. Foram criados novos métodos para que os dados fossem preparados e carregados de forma mais intuitiva. O grande avanço aqui foi permitir que usuários de diferentes áreas da empresa pudessem explorar os dados e fazer previsões para o negócio. O Business Intelligence 2.0 é altamente escalável.

O usuário de negócio é o maior protagonista na 3ª geração do BI

A 3ª geração do BI ganhou muito mais eficiência para permitir que todos os usuários sejam capazes de explorar o potencial dos dados. Em uma era em que a informação é um dos bens mais valiosos para qualquer empresa, as plataformas de extração, análise e obtenção de insights são fundamentais. É crucial que os tomadores de decisão tenham acesso a informações importantes do negócio a qualquer momento. Por isso, as plataformas de BI não podem ser complexas demais.

As plataformas e softwares da 3ª geração do BI podem ser acessados por meio de diversos dispositivos de um jeito fácil de usar. Os usuários não necessitam mais de conhecimentos específicos e avançados em mineração de dados. Não importa qual o setor, seja de marketing, compras ou vendas, os usuários de todas as equipes podem utilizar a plataforma para buscar dados. Além disso, o BI 3.0 gera relatórios em tempo real! Cabe destacar ainda que o Business Intelligence 3.0 permite as mesmas funcionalidades dos seus antecessores.

Computadores mais potentes, Big Data e Inteligência Artificial são outros fatores que contribuíram para a chegada da 3ª geração do BI. Esta combinação possibilitou o processamento e armazenamento de um grande volume de dados, otimização de processos e a extração de insights valiosos, por exemplo.

 

A 3ª geração do BI já é realidade nos produtos da Qlik

A Paralelo CS é parceira da Qlik, que oferece uma plataforma de BI completa e eficaz. A empresa destacou os três principais benefícios da 3ª geração do BI para os usuários:

1. A democratização dos dados: todas as informações e qualquer combinação de dados são acessíveis a todos os usuários por meio de catálogos de informações organizados, prontos para análise, em toda a empresa;

2. Indexação Associativa e Inteligência Aumentada = AI2: a Qlik combina o poder do aprendizado de máquina com a intuição humana, destacando novos insights para os usuários investigarem, acelerando descobertas e aumentando a alfabetização e a confiança nos dados;

3. Análise incorporada do Edge ao C-Suite: o Analytics torna-se parte de todas as tomadas de decisão, inserindo os fluxos de processos de negócios diários, desde os dispositivos de ponta até os aplicativos principais.