A Paralelo CS mostra três produtos que fazem a diferença no Forecast de Vendas de empresas dos mais variados segmentos

 

O Forecast de Vendas é um instrumento essencial para que os gestores possam elaborar um planejamento financeiro preciso e a Paralelo CS te explica neste post como o Machine Learning pode ajudar neste processo.A consultoria especializada em dados demonstra como os produtos do Google Cloud Platform oferecem uma solução completa e inovadora para essa finalidade.

Primordial para modelos de negócio eficientes, o Forecast de Vendas consiste na realização de reuniões periódicas para atualização da previsão de vendas de determinado intervalo de tempo e estudar as oportunidades reais de conversões de leads em vendas.  Deste modo, as empresas conseguem ter uma visão ampla, de curto e médio prazo sobre a sua situação econômica e elaborar um planejamento, que inclua demandas de produtos, estoque, mão de obra, receitas financeiras, possíveis investimentos, entre outras informações importantes. E para otimizar o Forecast de Vendas, algo fundamental para o sucesso do negócio, cada vez mais as empresas vêm adotando o Machine Learning.

O Machine Learning é uma forma de programar o computador para que ele aprenda com exemplos passados e crie um algoritmo que é capaz de prever situações futuras. Nesse propósito, a Paralelo CS utiliza de três produtos do Google Cloud Platform para uma solução completa de Forecast de Vendas utilizando Machine Learning: Cloud Datalab, Tensor Flow e Cloud Machine Learning Engine. Conheça cada um deles.

-         Cloud Datalab: é a solução que o cientista de dados irá trabalhar no seu cotidiano para construir um modelo de aprendizado de máquina (Machine Learning). O cientista importa a base de dados no Cloud Datalab, como histórico de vendas, por exemplo, e junta com dados de outras bases, como dados de clima, dos concorrentes, do mercado, etc. Após a reunião e organização destes dados, o cientista de dados dá início ao processo de aprendizagem do modelo de Machine Learning. Todas as informações são expostas ao modelo e é gerado um algoritmo matemático. Para este tarefa de geração de modelo de Machine Learning é usada a biblioteca open source TensorFlow;

 

-         TensorFlow: é uma biblioteca de software de código aberto para computação numérica que utiliza gráficos, ou, melhor dizendo, tensores de fluxos de dados. Há uma variedade de modelos de Machine Learning dentro do TensorFlow. Para o Forecast de Vendas, os mais indicados são Regressão e Séries Temporais. O que vai apontar qual modelo deve ser adotado são os próprios dados.  Exemplos: Se as vendas históricas possuem grande oscilação e sazonalidade, o modelo de Regressão é mais adequado. Se as vendas históricas são mais estáveis, as Séries Temporais se encaixam melhor. Mas a palavra de ordem é experimentação! O ideal é criar ambos os modelos e avaliá-los.

 

-         Cloud Machine Learning Engine: após conceber o modelo, é preciso colocar em produção e disponibilizá-lo para todos. Esta é a finalidade do Cloud Machine Learning Engine, um produto para aprendizado de máquina. Ele é uma solução autoescalável em que toda a complexidade de infraestrutura é abstraída pelo próprio produto (Serveless Server). O cientista de dados não precisa se preocupar em criar e gerenciar um servidor, é só entregar o modelo ao Cloud Machine Learning Engine.  

 

A aplicação destas três soluções de Machine Learning em conjunto permite que o Forecast de Vendas seja potencializado devido à precisão e efetividade que estes produtos oferecem e a pouca margem de erro. A análise de dados é hoje um dos principais fatores que pode determinar o sucesso de empresas, pois a informação é imprescindível para prestar serviços eficazes, criar produtos que satisfaçam as expectativas do cliente e fazer previsões benéficas para a saúde financeira do seu negócio.

 

Saiba mais sobre as ferramentas usadas pela Paralelo CS para oferecer as melhores soluções do mercado. Entre em contato conosco!