Estamos, definitivamente, na era da informação. Muitos dados a disposição e muitos termos novos surgindo. As pessoas ainda estão tentando entender como a tecnologia pode ajudar a melhorar os processos e resultados das empresas e ainda não estão 100% familiarizadas com as novidades.

 

Você sabe o que Advanced Analytics e entende como esse conceito pode revolucionar a sua maneira de trabalhar?

 

Vamos explicar melhor nesse artigo.

O que é Advanced Analytics?

Em uma tradução livre, significa “Análises avançadas” e diz respeito a uma ampla gama de análises que tem o objetivo de dar às empresas uma visão mais vasta sobre seus dados. Trata-se de uma junção de diversas ferramentas que visam obter e analisar informações para auxiliar na tomada de decisão. Entre as técnicas disponíveis, estão machine learning e big data analytics and location intelligence. Existem pacotes de softwares que auxiliam nessas análises avançadas.

Como a Advanced Analytics contribui com as empresas?

Por se tratar de um termo amplo, que está relacionado ao uso de diferentes ferramentas, o conceito de Advanced Analytics pode ser aplicado em diversas atividades empresariais:

 

- Controlar a cadeia de suprimentos. Isso auxiliará na gestão do estoque, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

 

- Segmentar clientes. Fazer uma seleção dos sues clientes de acordo com interesses e tipos de compra ajudará a aumentar a fidelidade e o ticket médio. (Entenda a diferença entre fazer a gestão dos clientes com a automação de vendas nesse post aqui.)

 

- Melhorar performance financeira. Com todos os dados em mãos, o gestor pode verificar quais são os gargalos que impedem o aumento da produtividade, por exemplo.

 

- Aperfeiçoar produtos e processos. Saber os detalhes do que o cliente gosta faz com que as empresas aprimorem as suas entregas, aumentando a satisfação do consumidor (detalhamos mais esse assunto nesse post sobre a influência da IA na venda de produtos).

Por que o Advanced Analytics impacta nos negócios?

Uma empresa que tem capacidade de utilizar dados e algoritmos para realizar previsões (falamos sobre a importância da Análise Preditiva nesse post aqui) e otimizar o negócio terá destaque no mercado. Vislumbrar oportunidades, reduzir as fraudes, administrar riscos e entregar o que o consumidor de fato deseja são diferenciais cruciais para obter sucesso.

 

Além disso, as empresas que conseguirem fazer isso também poderão utilizar as informações compiladas na melhoria dos processos e da cultura organizacional, tornando-se uma referência em sua área de atuação.

Como preparar sua empresa para o uso do Advanced Analytics?

Mais importante do que ter consciência da relevância do Advanced Analytics, é implementá-lo na sua organização da melhor maneira possível. Falamos – nesse post aqui – algumas dicas de como estruturar o BI na sua empresa.

Preciso de ajuda para começar

O primeiro passo para começar a cultura da informação na sua organização é contratar um software confiável e de qualidade para auxiliar nas leituras realizadas.

 

Nós, da Paralelo CS, somos uma consultoria empresarial especializada em inteligência de mercado. Possuímos soluções em business intelligence, gerenciamento de projetos e CRM.

 

Podemos te ajudar a escolher a melhor solução para a sua empresa. Entre em contato pelo número (11) 3090-5557 e tire todas as suas dúvidas.