Serviço de armazenamento em nuvem, o Google BigQuery permite que o usuário reúna dados provenientes de diferentes fontes em um único lugar. Ferramenta possibilita análise rápida e simultânea de grande volume de informações

Ter uma análise e integração de dados eficiente é extremamente benéfico para empresas de todos os segmentos. No entanto, as organizações precisam utilizar ferramentas eficazes para realizar tais tarefas. Descubra neste post da Paralelo CS como funciona a integração de dados com a utilização do Google BigQuery.

 

O que é o Google BigQuery?

O Google BigQuery é um serviço de Big Data desenvolvido pelo gigante Google. O Google BigQuery dá suporte para um armazenamento de dados na nuvem rápido, altamente escalonável e gerenciado para análise com Machine Learning (aprendizagem de máquina).

Uma das principais vantagens do Google BigQuery é que não há infraestrutura para ser gerenciada. Não é necessário haver um servidor do Google. Assim, os usuários podem se concentrar na análise de dados para gerar insights valiosos com um SQL familiar.

 

Integração de dados é a principal vantagem do Google BigQuery

Como o Google BigQuery é baseado no armazenamento de dados na nuvem, ele permite que o usuário possa integrar dados advindos de ferramentas de Business Intelligence (BI) e aplicativos do Google. E os dados não são duplicados! As empresas podem coletar e analisar dados em tempo real com um recurso de processamento de streaming de alto desempenho.

De acordo com o site do Google, este serviço "se integra a ferramentas de ETL existentes, como Informatica e Talend, para enriquecer os dados que você já usa e também oferece suporte integrado a ferramentas de BI conhecidas".

A escalabilidade é outra característica marcante do Google BigQuery. Com o seu uso é possível verificar terabytes de dados em segundos e petabytes em minutos! O usuário pode fazer análises complexas deste imenso volume de dados em um curo período de tempo. O Google disponibiliza até 1 TB gratuito de dados analisados por mês e 10 GB de dados armazenados.

A construção da plataforma também leva em conta a segurança dos dados. O Google destaca que o "BigQuery elimina a sobrecarga das operações de dados com o fornecimento de replicação de dados automática para recuperação de desastres e alta disponibilidade de processamento sem custos adicionais. O BigQuery oferece um SLA de 99,9% e atende aos princípios do Privacy Shield. Com o BigQuery, é fácil manter uma segurança confiável e um controle granular do gerenciamento de identidade e acesso. Os dados do BigQuery são sempre criptografados, seja em repouso ou em trânsito".

Quer experimentar a eficiência que o Google BigQuery pode proporcionar para o seu negócio? Associe este serviço com outras ótimas ferramentas de BI para analisar, armazenar e extrair insights que farão a diferença no seu negócio! A Paralelo CS pode te ajudar nesta missão! Somos uma consultoria especializada em dados, inteligência de mercado, Business Intelligence e Customer Relationship Management (CRM). Entre em contato conosco!