Transformação Digital deu origem a estratégias de BI que revolucionaram os modelos de negócios. Ferramentas como a Qlik, oferecida pela Paralelo CS, deram autonomia para os usuários, que passaram ter acesso aos dados e criar suas visualizações e dashboards

 

O processo de Transformação Digital é o grande responsável pela mudança profunda dos novos modelos de negócios, suas estruturas e, principalmente, pela evolução do departamento de Tecnologia da Informação (TI). Um dos pilares da Transformação Digital é a capacidade deste setor de empoderar os usuários de negócio e dar a eles os recursos que vão conferir mais agilidade e velocidade. Dentro deste contexto, a Paralelo CS destaca o self-service Business Intelligence e o uso de ferramentas como o Qlik Sense.

O advento da tecnologia e o seu progresso fomentaram o surgimento de clientes cada vez mais exigentes. Novidades em cloud, redes sociais, inteligência artificial, mobilidade e internet das coisas deram mais autonomia para os clientes e modificaram para sempre as cadeias de negócios. Por isso, as empresas precisaram se adequar a este novo perfil de consumidor e oferecer soluções inovadoras para o seu público. A fim de melhorar o desempenho e o alcance das organizações por meio da tecnologia, o processo de Transformação Digital se tornou essencial para as empresas atingirem o sucesso dos negócios.

 

Transformação Digital e Business Intelligence: conferindo agilidade aos negócios

Converter inovação em ação antes da concorrência é a principal demanda das empresas atualmente. Para isso, elas devem oferecer uma experiência diferenciada e satisfatória para os seus clientes através de novos recursos tecnológicos. Entretanto, é importante enfatizar que os novos modelos de negócio devem prezar pela agilidade e uma forma de viabilizá-la é empoderando a todos - em TI, marketing, vendas, atendimento ao cliente e finanças – com a capacidade de conceber aplicativos e melhorar fluxos de trabalho.

Mas para isso a análise minuciosa de dados é fundamental. É partir destas informações que as empresas conhecem mais o mercado, seus clientes e conseguem criar soluções eficientes. Uma das metodologias mais poderosas é o Business Intelligence (BI), que consiste em uma forma eficaz de exploração de dados complexos e visualização de informações importantes. A Paralelo CS é adepta do BI e utiliza a ferramenta Qlik Sense® para transformar negócios. Este recurso possibilita a construção de painéis analíticos de modo simples e sem a necessidade de desenvolvedores.

Com a evolução da Transformação Digital, nós entramos na segunda geração do Business Intelligence que trouxe o Self-Service, em que os usuários têm autonomia para criar as suas próprias análises. Segundo artigo do Gartner, as ferramentas de Business Intelligence de self-service, como o Qlik Sense, foram benéficas para o mercado. No entanto, havia uma dependência dos analistas em relação ao setor de TI para ter acesso aos dados e usá-los em sua ferramenta de self-service.

Contudo, as empresas usuárias do Qlik não enfrentam mais esta limitação. Recentemente, a Qlik adquiriu o Podium Data, um Marketplace de dados. Ele permite a habilitação da estratégia de gerenciamento de dados corporativos de ponta a ponta, ajudando a transformar dados brutos em um recurso de informações para serem agregados à sua aplicação analítica.

A partir destes pontos que foram mencionados ao longo no artigo é possível inferir que o Qlik Sense consegue empoderar os usuários de negócios e possibilitar que eles criem as suas próprias visualizações e dashboards, além de oferecer insights importantes para a tomada de decisões. E com a aquisição do Podium Data pelo Qlik, os usuários também podem agregar novos dados à sua visualização e avançar para a terceira geração do Business Intelligence, em que o processo é totalmente self-service. Nesta fase, as decisões baseadas em dados podem ser tomadas numa velocidade muito maior, o que significa uma economia de tempo e custos.

Saiba como a Paralelo CS pode transformar o seu negócio com os produtos Qlik! Entre em contato conosco!