Os dados estão presentes por toda a parte. Por isso, fazer uma gestão eficiente deste grande volume de informações e analisar estes dados minuciosamente se tornou um pré-requisito para o sucesso dos negócios. Dentro deste contexto, entender e utilizar o Big Data e o Big Data Analytics se tornou essencial. Saiba como eles podem impactar as suas operações e alavancar o seu negócio.

 

O que é o Big Data?

O termo Big Data se refere a um grande volume de informações - estruturadas ou não estruturadas – que pode ser proveniente de diversas fontes. Vários sistemas e dispositivos, como computadores e smartphones, geram dados a todo o momento. Por meio do Big Data é possível utilizar todos estes dados para conferir inteligência ao negócio, detectar tendências e tomar decisões mais assertivas.

O que chamamos de Big Data Analytics?

Já o Big Data Analytics é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de elevado desempenho. O conceito diz respeito ao cruzamento de uma ampla gama de informações extraídas do ambiente online e offline, o que resulta em um material rico para a tomada de decisões gerenciais mais seguras.

O Big Data Analytics pode analisar dados extraídos de sistemas contábeis, e-mails, fotos, sensores, vindos da "internet das coisas", mídias sociais, pesquisas de satisfação, indicadores macroeconômicos, entre muitas outras fontes.

Uso de Big Data Analytics estimula produtividade através de melhorias em  operações de empresas

O Big Data e o Big Data Analytics se tornaram fundamentais para as empresas que desejam se destacar no mercado. Mas como eles ajudam as organizações a alcançar este objetivo tão desejado?

Ambos ajudar a coletar, analisar e categorizar informações que farão a diferença no negócio. Além disso, o Big Data e o Big Data Analytics permitem a extração de insights valiosos para a elaboração de estratégias eficientes. Deste modo, eles possibilitam que informações importantes sejam localizadas rapidamente para que as decisões sejam tomadas de modo ágil e assertivo.

Quando a utilização deste tipo de ferramenta e este novo modo de trabalho já estão consolidados, as organizações conseguem atingir um crescimento sustentável e verificar melhorias em suas operações. E o principal resultado disso é o aumento da produtividade. Confira algumas boas mudanças que podem ser trazidas pelo Big Data e Big Data Analytics:

-  Otimização de processos da empresa a partir da identificação de "gargalos" e falhas rapidamente;

-  Possibilita uma visão ampla sobre o próprio negócio e uma análise sobre cada setor. Isso ajuda a fazer um ótimo forecast de vendas, por exemplo;

-  Percebe-se rapidamente quais são as principais tendências do momento;

-  Tomadas de decisão mais rápidas e baseadas em fatos comprovados pelos dados. É hora de esquecer os achismos;

-  Permite que todo o processo de jornada do cliente seja examinado;

-  Oferece mais possibilidade de fazer testes de produtos;

-  Proporciona um conhecimento mais profundo a respeito do seu cliente. Assim, a empresa pode confeccionar produtos e prestar serviços que atendam às expectativas do consumidor mais facilmente. A segmentação é uma palavra-chave;

-  Entre outras.