Vocês já pararam para pensar como algumas empresas simplesmente vão crescendo ano a ano enquanto outras declaram falência? Em determinados casos, é possível verificar esse tipo de situação inclusive em organizações do mesmo segmento.

Como concorrentes diretos podem ter resultados tão diversos? Quer saber como atingir as metas da sua empresa com mais agilidade, garantindo - assim - o sucesso? Leia esse nosso post até o final.

Defina seus objetivos

Para conseguir chegar em algum lugar, antes você precisa definir onde você quer chegar. A ideia é expandir a empresa para outros estados ou países? Ou vocês gostariam de aumentar o portfólio de produtos? Qual o propósito da sua organização e como você quer que ela esteja atuando em curto, médio e longo prazo?

Obter uma definição clara e alinhada de toda a diretoria é primordial para traçar o planejamento para atingir essas metas.

Planeje suas ações

Depois de definir suas metas, é preciso unir a experiência dos líderes da sua empresa para planejar as ações que farão com que vocês atinjam esses objetivos. Separar cada meta em algumas ações e tais ações em diversos passos / etapas, tornará tudo mais palpável e possível de ser concluído.

Temos um ebook que pode auxiliar no planejamento estratégico da sua empresa. Faça o download gratuito aqui.

Estabeleça responsabilidades

Ao definir cada passo que deverá ser cumprido, será preciso estabelecer quem (ou qual setor) será responsável por executá-lo. Tudo com cronograma de execução. É preciso deixar tudo muito bem amarrado para que o planejamento caminhe da melhor maneira possível.

Avalie as etapas

A medida que as etapas estejam sendo cumpridas, é preciso avaliar o resultado delas individualmente e em relação ao planejamento total. Algumas vezes só será possível validar a eficácia de determinadas ações durante sua execução. Nesse sentido, é muito importante que o que foi programado não fique engessado. Validar e revalidar o que está sendo feito é essencial para o sucesso.

Organize a sua mensuração

Como as etapas estarão divididas entre diversas pessoas, as informações geradas podem ficar espalhadas pela empresa. A gestão desses dados tende a ficar bastante confusa e comprometer a avaliação final. Nesses casos, um software de BI ajuda muito. Com essa ferramenta, os líderes terão acesso a todos os resultados em um dashboard. A organização da informação de maneira homogênea é primordial para uma tomada de decisão assertiva e no melhor timing.

Já falamos – nesse post aqui – três sinais de que sua empresa, de fato, precisa de uma solução de BI.


 

Defina as prioridades

Após validar as informações, é capaz que o corpo diretivo enxergue muitas decisões e caminhos a serem tomados. Esse é o momento de definir prioridades. Não adianta ter estruturado muito bem o planejamento, executado as ações com excelência e validado todos os resultados, saber a ordem das decisões a serem seguidas é muito importante também.  

Precisa de ajuda para compilar todas as informações da sua empresa para chegar no melhor planejamento e nas decisões mais assertivas para o negócio? A Paralelo CS, uma consultoria empresarial especializada em inteligência de mercado, business intelligence e CRM, pode te ajudar. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 3090-5557.