Desde que foi descoberto que a inteligência artificial poderia se tornar um aliado fundamental dos negócios, muitas empresas de tecnologia formaram equipes dedicadas a essa inovação. Desde grandes corporações a pequenas empresas em áreas como finanças, comércio, indústria e educação, estão desenvolvendo equipes ou departamentos encarregados de Gestores de Inteligência Artificial, dados científicos e Administração de Pesquisa e Inteligência Artificial. Se você está pensando em aproveitar os benefícios dessa tecnologia, veja como aplicar a Inteligência Artificial nas empresas.

O que é Inteligência Artificial

A definição de inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos - de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente. E não é um conceito novo. Em 1956, John McCarthy, um professor universitário, criou o termo para descrever um mundo em que as máquinas poderiam “resolver os tipos de problemas que hoje são reservados para humanos”.

Diferente do que imaginávamos

Esta não é a inteligência artificial que a cultura pop nos condicionou a esperar; não são robôs conscientes como no filme Exterminador do Futuro, nem mesmo o assistente de Tony Stark, no filme O Homem de Ferro. Este patamar de IA está acontecendo sob a superfície, tornando nossa tecnologia existente mais inteligente e liberando o poder de todos os dados que as empresas coletam.

Como funciona?

Para as empresas, os aplicativos práticos de IA podem ser utilizados de várias maneiras, dependendo de suas necessidades organizacionais e das percepções de business intelligence (BI) derivadas dos dados coletados. As empresas podem empregar inteligência artificial para tudo, desde a mineração de dados sociais até o envolvimento no gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), para otimizar a logística e a eficiência quando se trata de rastrear e gerenciar ativos.

4 dicas para aplicar Inteligência Artificial nas empresas

1. Familiarize-se com com a Inteligência Artificial

Aproveite o tempo para se familiarizar com o que a Inteligência Artificial moderna pode fazer. Você também deve aproveitar a riqueza de informações on-line e recursos disponíveis para se familiarizar com os conceitos básicos da IA. Há muitos workshops remotos e cursos on-line oferecidos por organizações renomadas, que ensinam maneiras fáceis de começar com a IA e aumentar seu conhecimento de áreas como ML e análise preditiva dentro de sua organização.

2. Identifique os problemas que você deseja que a IA resolva

Uma vez que você tenha aprendido o básico, o próximo passo para qualquer negócio é começar a explorar diferentes ideias. Pense em como você pode adicionar recursos de inteligência artificial a seus produtos e serviços existentes. Mais importante, sua empresa deve ter em mente os casos de uso específicos nos quais a AI poderia solucionar problemas de negócios ou fornecer um valor demonstrável.

3. Reconheça a lacuna da capacidade interna

Há uma diferença gritante entre o que você quer realizar e o que você tem a capacidade organizacional para realmente alcançar dentro de um determinado período de tempo. Uma empresa deve saber do que é capaz e do que não é, do ponto de vista de processos tecnológicos e de negócios, antes de iniciar uma implementação de inteligência artificial completa.

4- Leve especialistas e crie um projeto piloto

Uma vez que seu negócio está pronto do ponto de vista organizacional e tecnológico, então é hora de começar a construir e integrar. Os fatores mais importantes aqui é: começar pequeno, ter objetivos de projeto em mente e, o mais importante, estar ciente do que você sabe e do que você não sabe sobre IA. É aqui que trazer especialistas externos ou consultores de AI pode ser inestimável.

Conclusão

Todas as empresas podem estabelecer um processo passo a passo para integrar a inteligência artificial em sua organização. Essas dicas a acima podem garantir que sua implementação seja um sucesso. Você não precisa de muito tempo para um primeiro projeto; geralmente 2-3 meses é um bom intervalo. Reúna pessoas internas e externas em uma equipe pequena, talvez de 4 a 5 pessoas, e esse prazo mais apertado manterá a equipe focada em objetivos diretos. Depois que o piloto estiver concluído, você deverá ser capaz se a  Inteligência Artificial faz sentido para o seu negócio. Também é importante que a expertise de ambos os lados - as pessoas que sabem sobre sua empresa e as pessoas que sabem sobre IA - seja mesclada em sua equipe de projeto piloto.