Indicador é uma poderosa ferramenta para que as empresas possam checar números relativos à sua base de clientes. E neste post, a Paralelo CS mostra alguns procedimentos para impedir a perda do consumidor

                                 

Uma das métricas mais importantes para avaliar o sucesso das estratégias de negócios adotadas por empresas, o churn rate avalia a média de cancelamento dos clientes. Além disso, o índice consegue mensurar os prejuízos financeiros decorrentes da perda na base de consumidores em determinado período. Entretanto, existem algumas ações para evitar a perda de um cliente e a Paralelo CS lista três delas neste post!

 

O que é e como calcular o churn rate?

A taxa de churn rate indica as perdas da empresa em relação à receita e/ou à base de clientes. Esta métrica é essencial para que os gestores conheçam o seu próprio negócio, seus pontos fortes e fracos, e promover um desenvolvimento sustentável da empresa.

O churn rate é calculado por meio de uma conta simples, que divide a quantidade de clientes perdidos dentro de um período pelo total de clientes que iniciaram. A métrica pode ser avaliada anualmente ou mensalmente.

Um índice de churn rate alto é algo preocupante para o negócio, pois sinaliza uma falta de sintonia entre empresa e cliente. Este cenário pode ser reflexo de problemas financeiros do consumidor, expectativas não atendidas, má avaliação do produto ou serviço oferecido, entre outros motivos.

 

Paralelo CS cita caminhos para evitar perda do consumidor

Para reduzir o churn rate é imprescindível que o cliente enxergue valor no seu produto ou serviço e passe por um processo de compra rápido e eficaz. A Paralelo CS cita abaixo três ações para que sua empresa alcance uma taxa de churn rate plausível.

 

1.      Descubra as razões do cancelamento: aqui é necessário que a empresa seja rápida, entre em contato com o cliente para saber o motivo do cancelamento e perceba se o problema está no produto, no serviço oferecido ou no processo de compra, por exemplo;

 

2.      Alinhe as expectativas: além de criar uma boa impressão logo no início do relacionamento com o cliente, a empresa deve oferecer produtos e serviços que correspondam às expectativas dele. De nada adianta gerar altas expectativas se elas não condizem com a realidade. Deste modo, a frustração do consumidor se torna inevitável;
 

3.      Tenha atenção com a experiência do cliente: faça investimentos em atendimento e suporte de qualidade.

 

Paralelo CS assessora empresas na busca por soluções mais inovadoras e rentáveis

 

A Paralelo CS é uma empresa de consultoria empresarial especializada em inteligência de mercado. Entre as soluções oferecidas pela organização estão Business Intelligence, Advanced Analytics, gerenciamento de projetos de acordo com as boas práticas do PMI (Project Management Institute) e CRM (Customer Relationship Management).

A empresa auxilia na otimização de processos de diferentes instituições, tornando-as mais eficientes e com uma cultura voltada para decisões inteligentes através da análise de painéis analíticos. A Paralelo CS apresenta uma série de ferramentas para o seu cliente que fornece os dados necessários para que seu negócio seja mais competitivo e rentável.