Estamos expostos a uma quantidade imensa de dados. Toda essa exposição faz com que empresas tenham cada vez mais a necessidade de serem orientadas a dados, utilizando informações extraídas por meio deles para melhorar o desempenho e aumentar a competitividade.

Em tempos de Internet das Coisas e Big Data, utilizar os dados como aliados é sinônimo de gerar valor que, por consequência, significa antecipar-se às necessidades dos clientes e agir na frente. Nesse sentido, temos as ferramentas de Business Intelligence (BI).

Basicamente, soluções de BI possuem os objetivos de apresentar dados que possibilitem o conhecimento sobre seu negócio, desempenho e mercado. Se sistemas de BI apresentam os dados, é preciso saber o que fazer com toda essa informação, concorda? É nesse contexto que entra o Business Analytics (BA).

O que é Business Analytics?

À prática de exploração iterativa e metódica dos dados de uma empresa – com ênfase na análise estatística - damos o nome de Business Analytics. Trata-se, ainda, da análise em tempo real dos dados provenientes dos mais diversos meios. Logo, podemos dizer que é uma ferramenta utilizada por empresas comprometidas com tomadas de decisão baseadas em dados.

Por meio de Business Analytics é possível obter informações precisas e muito valiosas para otimizar processos de negócios e alavancar a competitividade, para citar dois exemplos. Por isso, para as organizações orientadas a dados, esses dados acabam sendo um ativo corporativo.

Por meio de análises baseadas em dados, os tomadores de decisão deixam de lado achismos e intuição e passam a focar em informação em tempo real. Sendo assim, trabalhar com Business Analytics é analisar e entender o mercado hoje e planejar os próximos passos.

Perceba que o Business Analytics trabalha com duas vertentes:

  • Business Intelligence (envolve a análise de dados históricos)

  • Análise Estatística

Além disso, quando falamos em BA estamos falando das seguintes análises:

  • Análise descritiva: analisa os principais indicadores de desempenho para entender o estado atual de uma empresa;

  • Análise preditiva: analisa dados de tendências para avaliar a probabilidade de resultados futuros; e

  • Análise prescritiva: analisa o desempenho passado para desenhar planos de ação que lidem com situações semelhantes no futuro.

É muito comum haver uma certa confusão entre Business Analytics e Business Intelligence. O segundo precisa do primeiro, portanto, os termos possuem significados diferentes.

Business Analytics x Business Intelligence

Business Analytics é uma ferramenta que permite às empresas obterem insights do negócio em tempo real, por meio da análise dos dados. Já soluções de Business Intelligence tratam de um conjunto de ferramentas e sistemas desenvolvidos para apoiar a coleta, organização, análise e monitoramento de dados.

Enquanto BI fornece uma visão geral dos negócios com base em resultados anteriores, extraindo e organizando informações internas e externas, o Business Analytics consegue atuar em tempo real, otimizando as análises preditivas.

O BA é comumente utilizado por empresas que necessitam antecipar cenários para realizar previsões. Para você ter uma ideia, é bastante utilizado no varejo para trabalhar com tendências sazonais. Já o Business Intelligence é utilizado por qualquer organização, independente do porte, que queira realizar tomadas de decisão baseadas em dados.

Portanto, tenha em mente que: enquanto o BI utiliza os dados históricos e os do presente para situar e descrever o estado do seu negócio hoje, o Business Analytics faz uso dos dados para prever onde sua empresa está indo e planejar ações que maximizem os resultados no futuro. Podemos, então, dizer que:

  • Business Intelligence responde o que aconteceu;

  • Business Analytics responde por que aconteceu e ajuda a prever se tal situação ocorrerá novamente.

Resumindo: o BI diz respeito ao processo de coletar dados e prepará-los para o Business Analytics.

Concluindo

Não tem como fugir: empresas que querem manter-se competitivas e alavancar resultados precisam adotar análises de dados para suas operações. Para isso, as organizações devem possuir recursos que possuam as habilidades necessárias a fim de traduzir os dados em inteligência e ação.

Para atuar com Business Analytics, o primeiro passo é uma ferramenta de Business Intelligence. Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, o convidamos a ler o artigo Tudo que você precisa saber sobre Business Intelligence: por que um software de BI é ideal para sua empresa?


Caso você tenha se interessado no assunto e queira entender melhor, deixe um comentário ou fale diretamente com a gente. Fique também à vontade para compartilhar este artigo com seus colegas. Aproveite e visite nosso blog!