A evolução tecnológica é constante e as mudanças trazidas por ela são rapidamente incorporadas pela sociedade em geral. Comportamento e hábitos de consumo da população se transformam e as empresas devem acompanhar as tendências para se manterem competitivas no mercado. Tendo em vista este cenário, as organizações precisam conhecer profundamente a realidade em que estão inseridas, o que inclui o consumidor e a concorrência. Mas para isso é fundamental coletar e analisar os dados de forma eficiente. Leia este artigo da Paralelo CS e conheça os benefícios que o Big Data Streaming pode proporcionar para as análises na sua empresa.

Atualmente, a tecnologia está praticamente onipresente na vida dos indivíduos. Ela permeia o cotidiano da população, seja no trabalho ou como forma de entretenimento. E como as pessoas estão cada vez mais conectadas e adeptas do uso de dispositivos móveis que captam informações, as empresas tiveram que encontrar instrumentos eficazes para coletar e analisar dados rapidamente a fim de conhecer os interesses do seu público alvo. Deste modo, as organizações conseguem oferecer produtos e/ou serviços personalizados e que irão satisfazer as necessidades dos clientes. Por isso, é primordial que as empresas estejam atualizadas e utilizem ferramentas que as auxiliem neste sentido. Uma das últimas novidades nesta área é o Big Data Streaming.

O que é o Big Data Streaming?

O Big Data Streaming é um termo que cresce em popularidade dentro do universo digital corporativo. Ele se refere ao envio constante de dados em um fluxo contínuo. O Big Data Streaming visa lidar com dados que são atualizados constantemente. Pois, a intensa conectividade da sociedade hoje em dia proporcionou uma grande quantidade e variedade de dados para as empresas.

O principal diferencial do Big Data Streaming é que ele lida com um fluxo contínuo de dados que está sempre atualizado. Ele trabalha com informações fornecidas em tempo real.

Conheça alguns exemplos de fontes de Big Data Streaming:

Ø  Mídias sociais: é uma das principais fontes de dados hoje, pois os usuários acessam seus perfis diariamente e geram um grande volume de informações;

Ø  Wearables: dispositivos tecnológicos que nós "vestimos" e que coletam dados como sensores, óculos de realidade virtual e relógios inteligentes;

Ø  Mobile: uma enorme parcela da população acessa a internet por meio dos smartphones para verificar seus e-mails, redes sociais, fazer compras e pagamentos e entrar em outros aplicativos. Imagine só a quantidade de dados disponíveis!

 

Vantagens que o Big Data Streaming proporciona para as empresas

Com sua alta capacidade de análise e obtenção de dados, o Big Data Streaming oferece uma série de benefícios para as empresas que o utilizam. Confira alguns deles:

- Tomadas de decisões mais assertivas:  a partir do seu uso é possível verificar tendências do comportamento dos usuários rapidamente e agir com base em informações confiáveis e atualizadas;

- Processamento de dados veloz: ele proporciona uma rapidez inédita na leitura e processamento do fluxo de dados para descobrir insights que farão a diferença para o negócio;

- Personalização: com informações de qualidade e atualizadas constantemente é possível oferecer serviços e/ou produtos personalizados para os clientes e no momento em que ele está em busca de uma solução para seu problema.

Mas vale destacar que o uso do Big Data Streaming demanda uma infraestrutura apropriada para armazenar uma imensa quantidade de dados e suportar métodos de análise de informações específicos que trabalham com dados em tempo real, além de estruturas de dados de variados formatos.

Ficou interessado no poder de análise do Big Data Streaming? Entre em contato com a Paralelo CS! Nós somos uma consultoria empresarial especializada em dados e oferecemos a solução ideal para alavancar o seu negócio!