O Google Analytics se tornou o aliado mais fiel das empresas que buscam estatísticas de acessos em seus sites. Com alguns cliques e modificações no seu site, o Google Analytics já começa a rastrear os acessos e gerar dados para você.

O Google Analytics captura uma enorme variedade de dados, desde região geográfica, gênero, idade, origem, páginas acessadas e entre outras diversas informações relevantes para você compreender sua audiência. Mas não estou aqui para falar do Google Analytics e sim maximizar os dados gerados pelo Google Analytics.

Com o passar do tempo você terá uma massa de dados significativa sobre sua audiência e poderá ter insights sobre quem é sua audiência; como ela chega até você; qual dispositivo ela usa; qual região ela é; quanto tempo ela fica no seu site, enfim, uma série de insights de como sua audiência navega, encontra e interage com seu site.

Porém o Google Analytics não é uma ferramenta dedica a visualização de dados (DataViz), por mais que alguns gráficos são mostrados por ele, e por ele não ser uma ferramenta de DataViz, muitos desses insights ficam ocultos e não são descobertos por você.

Com esse propósito é que o Qlik Sense e o Qlik WebConnectors entra em ação.

Qlik WebConnectors

Pelo nome já dá para ter uma idéia do papel do Qlik WebConnectors. E sim, ele é um conector desenvolvido pela Qlik para conectar sua aplicação, Qlik Sense, a dados da internet, da web, inclusive o Google Analytics.

O Qlik WebConnectors faz todo o trabalho “sujo” para você. De forma simples e gráfica, ele interpreta a API do Google, traz as informações desejadas e te entrega o código pronto. Basta apenas um “Ctrl + C” e “Ctrl + V” e seu Qlik Sense está pronto conector ao Google Analytics. Sim, é simples assim mesmo.

Qlik Sense

O Qlik Sense é uma ferramenta dedicada a visualização de dados (DataViz). Com ele você tem uma variedade de opções para gerar gráficos sobre seus dados (dados gerados pelo Google Analytics) e com isso ampliar a capacidade do Google Analytics. Utilizando Qlik Sense em conjunto do Google Analytics você consegue extrair uma insights preciosos sobre sua audiência. Vejamos na prática:

Variação ano passado vs ano corrente

 

Análise de Variação

 

Linha do tempo com regressão linear

Times Series

 

Como a audiência chega e por qual canal

Análise por Canal

 

Quais são os dias que tenho mais acesso?

Sessões na Semana

 

Taxa de Rejeição

Taxa de Rejeição

 

Esses são alguns exemplos de como a informação do Google Analytics podem ser colocadas no Qlik Sense e trazer uma visão totalmente diferente e muito mais inteligente e relevante ao seu negócio.