O planejamento estratégico existe para as empresas poderem elaborar suas ações, maximizar seus pontos fortes e posicionar a empresa. Visa direcionar o negócio, identificar uma visão comum, levantar objetivos estratégicos, produzir ideias inovadoras e criativas, explorar as oportunidades, minimizar as ameaças e além de planejar ações futuras.

 

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico quando bem realizado, com auxílio de uma consultoria empresarial, se torna como um grande roteiro para a gestão da empresa fornecendo direcionamento claro para os tomadores de decisões e todos na empresa.

 

Segundo consultoria empresarial, basicamente, o planejamento estratégico deve ter os seguintes pontos:

 

  • 1. Entendimento sobre os valores da empresa, qual a missão dela para com seus clientes e qual é a posição no mercado que ela quer alcançar.

  • 2. Determinar os objetivos a longo termo para se chegar lá.

  • 3. Analisar os fatores internos e externos mais importantes

  • 4. Gerar opções, cenários e caminhos estratégicos a serem seguidos.

  • 5. Decidir entre as opções qual o caminho a seguir.

  • 6. Monitorar constantemente os resultados objetivos

  • 7. Optar por manter a estratégia adotada ou alterar o caminho.

 

Cada ponto reflete em grandes benefícios para o entendimento da empresa, do cliente e do mercado alvo.

 

Veja 6 dos principais benefícios

 

1. Conhecimento do ambiente

Conhecer os pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades a serem potencializadas, ameaças a serem minimizadas. Saber como o ambiente externo pode impactar os resultados da empresa.

 

2. Clareza nos objetivos

Através de um propósito bem definido é possível de forma mais simples perseguir os objetivos de forma estruturada, trazendo uma postura pró-ativa.

Nem todas as situações podem ser previstas, mas você pode tomar decisões e reagir às mudanças do mercado de forma mais rápida e assertiva.

 

3. Estabelecer direção

Define claramente no planejamento, o propósito da organização e estabelece metas realistas e objetivos consistentes visando a missão. Fornece uma base a partir da qual o progresso pode ser medido, os funcionários remunerados e os limites estabelecidos para tomada de decisão eficaz.

 

4. Criar a longevidade do negócio

O mercado mundial e as indústrias estão mudando mais rápido do que nunca. Os dados refletem que uma em cada três empresas no topo da sua indústria não existirá em até cinco anos, mostrando claramente a importância do planejamento estratégico.

 

5. Aumento da rentabilidade

Informações como os segmentos de clientes, condições de mercado e as ofertas de produtos e serviços que estão no melhor interesse da sua empresa pode ampliar e muita a rentabilidade.

 

6. Maior controle sobre as ações

Com os objetivos estratégicos e vetores estratégicos bem definidos, as expectativas de cronograma e orçamentos levantados, se torna possível obter maior controle sobre eles. Avaliar se a execução está sendo de acordo com o planejado e tomar decisões assertivas sobre o rumo da empresa.

 

A Paralelo CS possui o serviço de consultoria empresarial que auxilia empresas na obtenção desses benefícios com a criação de um planejamento estratégico de sucesso.