Em um estágio inicial da empresa, onde ela possui poucas pessoas e poucos negócios em andamento, é um tanto quanto simples unificar informações daqui e dali e ter uma visão total do negócio. Porém, quando se tem um crescimento e a empresa passa a ter departamentos, diversos funcionários e negócios, essa tarefa começa a ficar extremamente complexa.

 

Nesse momento, ou melhor, antes disso acontecer, o executivo precisa se atentar para seu negócio não virar um caos e investir em organização e ferramentas que irão ajudá-lo nesse processo. Com esse fim, o BI é um excelente investimento. Veja alguns fatos que revelam a necessidade de um BI em sua empresa.

 

1. Você demora dias para ter o mínimo de visibilidade dos seus resultados.

Você acabou de chegar no seu escritório, liga seu computador e quer saber como anda o resultado da sua empresa até então. Essa tarefa deveria ser simples, mas não é. Poucos executivos tem o luxo de ter um dashboard atualizado em tempo real com seus principais indicadores e métricas.

 

Muitos executivos e gestores precisam perguntar aos seus colaboradores como está o andamento do negócio. E a resposta sempre é: “Vou verificar e retorno com um relatório na próxima semana”.

 

2. Possui um profissional que passa maior parte do tempo criando e manipulando planilhas e relatórios.

Seguindo a mesma situação da anterior. Algumas empresas chegam até ter um profissional, ou mais de um, só pra criar e manipular planilhas com gráficos e tabelas. Todos nós sabemos que errar é humano. Tão humano que é comprovado que 90% das planilhas contém erros em seus dados.

 

Sua análise então, está correndo um enorme risco de ser baseada em dados incorretos, além do custo altíssimo desse profissional e, muito pior, seus dados estão totalmente desprotegidos, suscetíveis à invasão de hackers ou a qualquer divulgação não autorizada na internet.

 

3. Vai à uma reunião com o cliente e não tem as informações necessários na palma da sua mão.

Reuniões mensais, trimestrais ou qualquer outra reunião de resultado com seu cliente é uma excelente maneira de mostrar todo seu trabalho, qualidade do serviço, rever situações financeiras e até buscar novas oportunidades de negócios.

 

Clientes satisfeitos com os resultados obtidos são os grandes geradores de novas oportunidades à você.

 

Porém, como nos outros casos, você não possui a visibilidade desejada em tempo real, muito menos os resultados disponíveis no seu smartphone (na palma da sua mão). Vai a reunião com o relatório pronto, mas qualquer outra dúvida ou vontade de explorar mais informações, foge da sua capacidade de responder e voltamos ao mesmo dilema “Vou precisar rever internamente e retorno com um posicionamento na próxima semana”. Perde-se uma grande oportunidade. Utilizando um BI você teria todos seus resultados até em seu smartphone se for o caso.

 

4. Você não utiliza seus resultados anteriores para planejar suas próximas ações.

Como Albert Humphrey nos ensinou, vamos fazer a análise SWOT do nosso negócio e planejar as ações futuras.

 

Mas, como saber o que deu certo e precisa ser maximizado e o que deu errado e precisar ser minimizado?

 

Se você não tem a visibilidade dos seus resultados passados, essa tarefa fica muito difícil, ainda mais quando está em um planejamento empresarial que envolve ações de diversos setores da sua empresa.

 

E o pior, sem ter informações passadas se torna impossível projetar o impacto das ações no futuro. Como quantificar um crescimento de 5%, por exemplo? Qual impacto disso aos cofres da empresa, qual o aumento do volume de trabalho?

 

Informações assim são essenciais no planejamento e crescimento da empresa. Pense em utilizar a análise What if que o BI traz a você e simule diversos cenários.

 

5. Cada pessoa no seu time tem uma planilha diferente e os resultados nunca batem.

Esse é um erro comum entre as empresas que não possuem um BI. Todos querem ter feedback de seus resultados, acompanhar o andamento das atividades e ter maior controle sobre o que está acontecendo.

 

Por isso, as pessoas criam planilhas de controle. Planilhas que não se conversam. Cada um monta da maneira que lhe é mais cômoda e no final das contas, os resultados nunca batem.

 

No mundo atual, o compartilhamento de informações é um dos grandes geradores de vantagem competitiva. A participação e opinião das pessoas contam é muito na tomada de decisão. Como ter um ambiente que incentiva o compartilhamento de informações e idéias se os dados estão dispersos em planilhas pessoais e não em um BI?

 

Se você vê esses fatos acontecerem na sua empresa, então é muito provável que você precisa de um BI. Uma plataforma de Business Intelligence que irá resolver todos esses problemas.


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