Nos últimos anos, tenho visto uma crescente discussão sobre logística integrada. O número de empresas aderindo esse novo conceito de fazer logística, podemos dizer assim, tem crescido rapidamente.

Com essa evolução, aumenta a responsabilidade dos gestores, assim como sua visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, e por isso é preciso tomar algumas ações que irão garantir o sucesso da logística integrada. Confira.

A logística que conhecemos, aquela que cuidava da parte operacional de transporte e estoque, já não é a mesma. A logística integrada busca ir além e, como o nome sugere, integrar toda o universo de atividades e processos desde sua iniciação com a demanda do cliente, compra de matéria-prima, processo produtivo e até a entrega do produto acabado.

Integração entre departamentos

A logística integrada motiva a união e interatividade entre os diversos departamentos dentro da empresa. Todos precisam estar integrados e alinhados com o único objetivo de oferecer a melhor experiência ao cliente.

Experiência essa que vai desde o surgimento da necessidade do cliente até a entrega final. Se pararmos para pensar em uma empresa tradicional, podemos facilmente contar pelo menos 6 áreas envolvidos: Estoque, Vendas, Compras, Produção, Transporte e Pós-vendas.

 

Processo alinhado e fluxo constante

Quanto maior a quantidade de pessoas e departamentos envolvidos, maior a complexidade do processo e o risco. Por isso, na logística integrada, é essencial que os processos estejam muito bem alinhados e o fluxo de informações sejam constantes e harmônicos.

 

Controles complementares precisam ser criados com a finalidade de garantir a detecção de possíveis falhas e melhorias nos processos envolvidos na logística integrada.

 

Empresas que entendem o valor do controle de processos, investem em sistemas de BPM (Business Process Management) onde sua principal característica é padronizar processos, automatizá-los e garantir que as informações sigam o percurso que devem seguir. Conheça mais sobre BPM.

 

Gestão da Comunicação

Acredito que a esse ponto já deve ter notado sobre importância da comunicação para o sucesso da logística integrada.

As informações precisam ser compartilhadas entre todos e em tempo real. Somente assim um gestor ou qualquer pessoa envolvida no processo possa ter a visibilidade necessária para uma tomada de decisão assertiva.

Quando a comunicação não flui entre as áreas, o impacto ao cliente e a empresa pode ser muito negativo. Imagina a situação que o departamento de vendas concretiza uma venda ao cliente e promete em um prazo x de entrega. Quando chega a demanda na produção, é diagnosticado que a matéria prima do produto não tem em estoque.

Nessa pequena situação já podemos ver os impactos negativos. Primeiro deles é, o departamento de compras efetuará a compra a critério de emergência, ou seja, vai pagar mais caro. A produção terá que priorizar essa demanda, então, outras demandas também poderão ser impactadas. O produto dificilmente será entregue no do prazo prometido ao cliente. Final da história, cliente insatisfeito e certamente essa venda não teve o lucro esperado.


 

Veja a história completa com a logística integrada

A logística integrada veio para que as pessoas consigam ter a visão completa dos processos e etapas envolvidos. Essa visão possibilita aos gestores e atores de cada etapa a buscarem melhorias e aumentar a qualidade do serviço entregue ao cliente.

Pela complexidade dessa operação é essencial que a empresa se cerque de sistemas inteligentes que apoiam as pessoas e incentivam o compartilhamento de informações. Sistemas, como o BPM, que guiam os processos ao rumo certo. Outros sistemas como Business Intelligence que unificam informações de todos os departamentos e trazem uma visão macro e também detalhada de todas as etapas.

Finalizo esse artigo com um convite para você conhecer mais sobre sistemas que promovem a inteligência nos negócios.  O Business Intelligence tem o papel de conectar dados de diversas fontes e estruturá-los para o gestor ter a visão completa.

Conheça mais sobre Business Intelligence em nosso ebook “O que é Business Intelligence.” Faça o download gratuíto e veja o que mais o BI pode contribuir para sua empresa.