A maioria das interações do ambiente digital é capaz de gerar dados que podem, posteriormente, resultar em informações importantes para as decisões estratégias. Ter discernimento de quais dados são relevantes e como transformá-los em informações e insights é o grande desafio.

Se a sua empresa já aprendeu a importância de captar todos os dados possíveis, mas ainda não tem muita certeza do que fazer com eles, está no momento de ser implementada uma solução de Business Intelligence (BI) para ajudar no dia a dia.  

Separamos 3 dicas para você confirmar que está no momento de realizar essa contratação na sua empresa.

  1. Você tem muitos dados, mas poucos insights

Você sabe quais são as páginas mais acessadas do seu site, sabe o caminho que seu cliente percorre em seu ecommerce, visualiza quantos itens foram deixados no carrinho todo mês e mais um milhão de informações. O que você faz com tudo isso? Você sabe por que as pessoas não estão finalizando a compra, por exemplo? Sabe por que elas percorrem determinado caminho no site?

Para responder essas perguntas é preciso fazer as conexões de diversos dados. Se você conseguir montar o quebra cabeça poderá ter insights para melhorar seus resultados. Uma solução de BI consegue organizar todos os dados em um dashboard, facilitando a leitura das informações.

  1. Você demora muito tempo para concluir um relatório

Sua empresa possui diversas planilhas, alimentadas por pessoas de diferentes departamentos, sobre as mais diversas ações. Algumas vezes, tudo está tão desconexo que fica difícil achar um fio condutor entre os dados armazenados. Já fizemos, inclusive, um texto sobre a complexidade de lidar com diversas planilhas.

Além de ser bastante confuso para entender, se você quiser gerar um relatório satisfatório e chegar em alguma decisão estratégica, será preciso passar muito tempo caçando informações dessas diferentes fontes, estudando todas elas e fazendo cálculos complexos para chegar na conclusão.

Uma solução de BI será capaz de organizar as informações. Além de facilitar o acesso a todos os departamentos, agilizará a entrega de relatórios e, consequentemente, acelerará os insights.

  1. Você tinha todos os dados em mãos, mas tomou a decisão errada

Um cenário bastante comum em empresas que estão começando a lidar com a gestão de dados é ter pouca firmeza no momento de embasar determinada decisão. O gestor vê algum dado, comete – muitas vezes – o equívoco de lê-lo de maneira isolada e acaba direcionando a estratégia por um caminho. Tal direcionamento pode comprometer os resultados da organização.

Para que aconteça uma tomada de decisão dinâmica e assertiva é preciso ter em mãos informações de qualidade (falamos mais sobre isso nesse texto aqui). Isso significa que é preciso filtrar dados relevantes e combiná-los de maneira correta. Uma solução de BI auxilia na dificuldade de obter as respostas por meio da visualização de dados.

 

Se você já está convencido (a) que realmente precisa de uma solução de BI na sua empresa, mas não conhece as opções disponíveis no mercado e não sabe os passos para implementá-las, a Paralelo CS pode ajudar a tirar todas as suas dúvidas. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 3090-5557.