Podemos dizer, em linhas gerais, que a lucratividade é um indicador operacional na forma percentual que sintetiza, ao final das contas, o ganho que a empresa consegue gerar com sua atividade.

Por uma visão mais prática sobre lucratividade, digamos que o indicador de lucratividade da sua empresa seja 5%, então isso representa que a cada R$100,00 vendidos, a empresa retém R$5,00 como lucro líquido. Valor este que é livre para a empresa utilizar onde achar melhor.

Seguindo essa visão, podemos considerar que quanto maior o índice de lucratividade da empresa, melhor! Por isso listamos 3 dicas para você alavancar a lucratividade da empresa.

Dica 1: Acompanhe de perto todos seus indicadores

A lucratividade é o reflexo de todos os demais indicadores financeiros que você irá controlar. E não somente os financeiros, mas os operacionais também.

Controlar de forma mais efetiva os resultados de vendas, o custo fixo, as despesas variáveis, despesas financeiras, margens, índices de rentabilidade e até fluxo de caixa, permitirá que você entenda a situação atual da empresa e tome ações que melhore os resultados e reflita na melhora do índice de lucratividade.

Dica 2: Reduza desperdícios e custos

Resultados operacionais refletem e muito nos resultados financeiros. O índice de lucratividade é gravemente prejudicado quando há desperdícios e custos elevados na parte operacional da empresa.

Uma das alternativas é tornar a empresa enxuta como diz a metodologia Lean Manufacturing, irá trazer ganhos operacionais significativos, tanto no custo de manutenção do estoque, quanto no custo de produção do produto.  Com o Lean Manufacturing você terá a vantagem de reduzir custos operacionais e consequentemente aumentar a margem, e também ele proporcionará um aumento significativo da qualidade do seu produto gerando vantagem competitiva. Terá benefícios tanto na redução de custos, quanto no aumento de vendas.

Dica 3: Invista em tecnologia!

A tecnologia nos tempos atuais é um grande gerador de vantagem competitiva. Ela tem a capacidade de ser utilizada para atender diversos objetivos e com diversos resultados. Vai depender da estratégia do empreendedor.

Nesse texto em questão, colocarei dois exemplos do uso da tecnologia para alavancar o índice de lucratividade.

O primeiro deles é no aumento de vendas:  Invista em uma solução de automação de marketing e vendas. Essas soluções além de automatizar processos reduzindo custos operacionais, trazem uma melhor comunicação com o cliente e divulgação de produtos e promoções, além de estar sincronizada com o time de vendas para que a venda seja feita com sucesso.

Segundo é na melhoria e automação de processos: Uma das soluções mais conhecidas é o uso do BPM (Business Process Management), esse tipo de sistema automatiza diversas atividades operacionais e garantem que o processo seja feito conforme deve. Tal sistema irá reduzir o custo operacional e trará mais agilidade e visibilidade ao processo.

Com o aumento das vendas, redução dos custos operacionais e maior agilidade no processo, sua empresa terá um aumento significativo do índice de lucratividade.

Dica bônus: Utilize seus dados para montar sua estratégia

Existem diferentes maneiras de você alavancar a lucratividade da sua empresa. Este artigo aborda algumas delas, mas o mais importante entre todas é você ter a informação em mãos e em tempo.

Saber efetivamente seu índice de lucratividade e demais indicadores é que vai fazer você planejar qual será a melhor estratégia para alavancar seus resultados.

Nesse quesito eu aconselho a adoção de uma solução de Business Intelligence ou conhecida no mercado como BI. Ela é a única capaz de olhar para seus indicadores financeiros, cruzar com os indicadores operacionais e te dar os insights necessários na tomada de decisão.

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